Fiscalização do CRECI/ES aumentou ainda mais durante o período de isolamento
Em agosto completamos 4 meses de pandemia com todas as restrições, além do isolamento social. O CRECI/ES passou por importantes adaptações em relação às novas condições de trabalho e como forma de atender às recomendações de saúde, novas estratégias foram incorporadas na rotina.
Com um foco intenso e especial para as redes sociais, que é a principal plataforma utilizada com fins de divulgação de venda e locação de imóveis, os agentes de fiscalização estão fazendo uma total varredura nos veículos digitais. Tal método não só tem sido efetivo, como potencializou a fiscalização. Para se ter uma ideia, foram realizadas 859 autuações nesse período. (Veja nossos Números)
Vale ressaltar que os principais envolvidos no combate ao Exercício Ilegal e Exercício Impedido são os próprios Corretores de Imóveis atuantes no mercado imobiliário, além da sociedade civil.
Essa importante iniciativa beneficia não apenas a categoria, mas, principalmente o consumidor final que, passa a ter a certeza de que no Espírito Santo, atuam profissionais com qualificação chancelada pelo CRECI, valorizando ainda mais o seu patrimônio.
O fato de comprar, vender ou alugar um imóvel com um intermediador sem registro no CRECI traz vários riscos, uma vez que, a pessoa já reserva em si a consciência de que exerce uma atividade profissional sem atender aos requisitos legais. Se já está na prática de um ilícito, por que não praticaria outro no curso das negociações? Daí a importância de denunciar quem exerce a profissão de maneira clandestina e não contratar essas pessoas em nenhuma hipótese.
E como fazer para tornar ainda mais efetiva a ação da Fiscalização?
Por meio de DENÚNCIAS. Essa denúncia é realizada de maneira muito simples e ainda pode ser feita de forma anônima ou sigilosa. Basta acessar nossa página de DENÚNCIA, no link.
Para que sua denúncia seja analisada da melhor forma possível precisamos das informações completas. Por isso, é importante preencher todos os dados, como: telefone (WhatsApp) e endereço, onde viu o anúncio (caso a denúncia seja on-line, pedimos que mande o link do anúncio), sobrenome e etc. Formalize sua denúncia com o maior número de dados possível. Lembre-se, você não precisa se identificar. É fácil, não custa nada e você protege a categoria e no caso do consumidor, protege seu patrimônio.
Tão importante quanto denunciar o ilegal é certificar-se de que as transações que você objetiva realizar estão sendo intermediadas por um verdadeiro Corretor de Imóveis, no site do CRECI-ES é possível fazer uma busca para verificar a inscrição e a idoneidade do profissional e da imobiliária, antes de assinar qualquer documento, ou entregar qualquer valor.
Vamos juntos nessa empreitada rumo à uma profissão mais justa e valorizada.
Agradecemos a compreensão e colaboração.
Juntos Somos +
Izabel Mendonça
Assessoria de Comunicação do CRECI/ES