Desde quando surgiu no ano passado a pandemia do Corona Vírus, muitos desafios foram lançados para todo mercado de trabalho, nos mais diversos setores. Com o CRECI-ES não foi diferente. Tivemos que nos adequar implantando uma nova rotina de trabalho. A Diretoria colocou em prática a consolidação do atendimento virtual, e usou as inovações tecnológicas a seu favor, o que trouxe ainda mais modernização à gestão e integrou os diversos setores, agilizando os atendimentos e solucionando muitas demandas com eficiência e rapidez.
O Departamento de Fiscalização também foi afetado, mas, com comprometimento e planejamento, adotou a fiscalização virtual, além da fiscalização “in loco”. Dessa maneira, uma equipe está sempre focada em monitorar a movimentação digital, fiscalizando não apenas as denúncias recebidas, como também esmiuçando as redes sociais, aplicativos, grupos de Whatzapp e Telegram, com o intuito principal de averiguar as práticas irregulares no ambiente virtual, cumprindo seu dever de proteger a sociedade e os seus direitos, bem como, valorizar o corretor. “É importante destacar que as denúncias encaminhadas ao Conselho pela sociedade ou pelos próprios corretores de imóveis apontando os contraventores, são de grande valia, visto que contribuem muito para que sejam eliminados do mercado imobiliário aqueles que não possuem credenciamento para exercer a profissão de Corretor de Imóveis”, explica Fabio Carneiro Passos chefe do setor de Fiscalização.
No período de janeiro até o fechamento desta edição foram lavrados 339 documentos, sendo: 169 Autos de Constatação, 5 notificações, 53 Autos de Infração (outros) e 112 Auto de Infração (EIP). Muitos problemas têm sido identificados que vão desde as peças publicitárias sem o número do CRECI, anúncios capciosos, auxílio ao exercício ilegal da profissão, entre outros.
Izabel Mendonça
Assessoria de Comunicação