Em
Dubai, 06, 06 – Dubai precisa introduzir novas medidas para proteger o mercado imobiliário contra um aumento na demanda especulativa, que poderia afetar as perspectivas para a economia local. A conclusão consta em um relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI), após uma visita aos Emirados Árabes Unidos.
“O fortalecimento no ciclo do mercado imobiliário, especialmente na área residencial de Dubai, pode atrair uma maior demanda especulativa, criando o risco de dinâmicas de preços insustentáveis e uma eventual correção potencialmente disruptiva”, diz o FMI.
Dubai já adotou medidas para esfriar o mercado imobiliário, que foi o que mais cresceu no mundo no ano passado. As autoridades impuseram restrições sobre hipotecas e dobraram as taxas cobradas nas transações. Mesmo assim, o FMI diz que será preciso fazer mais se os preços continuarem a subir. “Nós sugerimos novas taxas na revenda de propriedades dentro de um período de tempo relativamente curto, para desencorajar a demanda especulativa”.
Segundo o FMI, o rápido crescimento no setor imobiliário e a dependência das receitas relacionadas ao setor de petróleo são os maiores riscos para os Emirados Árabes, que mesmo assim devem crescer 4,8% este ano e 4,5% em 2015, impulsionados pelo turismo e novos megaprojetos de infraestrutura. Ainda assim, o Fundo diz que o país possui “colchões consideráveis” para absorver possíveis choques econômicos.
O FMI também afirma que Dubai fez “progressos significativos” no pagamento das dívidas relacionadas com a crise financeira global de 2009. Mesmo assim, os mercados provavelmente continuarão acompanhando de perto entidades como a Dubai World, que esteve no centro de um dos maiores calotes da história do Oriente Médio. Fonte: Dow Jones Newswires.