Pesquisa do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI/GO) aponta que 77,8% dos corretores de imóveis esperam superar este ano as vendas de 2010. Os bons resultados alcançados no setor está atraindo profissionais de outras áreas, entretanto eles precisam de formação específica. Diante disto, imobiliárias estão investindo na formação e qualificação de profissionais para suprir as necessidades do mercado
Possibilidade de volumosas comissões tem seduzido profissionais de diversas áreas para atuarem como corretores de imóveis. Segundo o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI/GO), em média, são protocoladas 150 novas inscrições de novatos por mês. Apesar da atividade estar atraindo muita gente, o desafio é que nem todos que procuram a carreira são especializados na arte da venda. Para reverter a situação, assim como as construtoras, as imobiliárias estão criando seus próprios cursos de especialização para corretores de imóveis.
É o caso da URBS-RT Lançamentos Imobiliários, que mantém um Programa de Treinamento Contínuo para seus profissionais. Todas as segundas-feiras, às 18h, os funcionários da empresa são convocados para voltar a sala de aula para orientações e reciclagens. Cada mês, a temática das aulas é modificada para ampliar a dinâmica e o leque de conhecimentos dos alunos.
Em abril, “Ética e Postura profissional com ênfase em técnicas de vendas” é o tema discutido pelo pessoal da URBS-RT, a comando da professora Eliane Bertholucci. Segundo a psicóloga organizadora dos cursos, Juliana Leal Lima, a participação tem sido positiva pois os profissionais já buscam o conhecimento como diferencial. “O objetivo é simples, mas alcançá-lo é trabalhoso: queremos todos os corretores amplamente capacitados”, sintetizou.
O estagiário de vendas Victor Matheus Costa é novato não só na venda de imóveis mas também na cidade. Ele trabalhava como bancário em Salvador e em dezembro passado decidiu mudar sua história. “Pesquisei o mercado imobiliário de Goiânia e vi que é um dos mais promissores do país”, contou. Para atuar com segurança no mercado, Victor também participa dos cursos oferecidos dentro da URBS-RT. “Essa é uma oportunidade de ouro, pois a imobiliária oferece boa estrutura de aprendizado e conhecimento. A empresa também ganha capacitando os funcionários, pois o resultado será o aumento no número de vendas”, disse.
Corretora de imóveis há 5 anos, Lucilena San já participou dos treinamentos e considera positiva a experiência. “Vale a pena participar de especializações, pois sempre aprendemos algo novo”. Ela considera que foi muito positivo aplicar a teoria aprendida no dia-a-dia das vendas. Após teoria e prática hoje já consegue colher bons frutos. “Você não consegue vender algo que não conhece. E na nossa profissão, conhecer envolve ter informações seguras sobre o mercado, o empreendimento e o cliente. Se especializar, manter-se sempre atualizado é fundamental para a profissão”, ensinou.
Pensando em aprimorar a formação de seus profissionais, a partir de maio a empresa oferecerá Curso de Capacitação para Corretores com foco específico em profissionais novatos. Com conteúdo mais amplo e carga horária maior, este será um curso permanente onde os novos corretores terão noções práticas de como a matemática financeira e a estatística, por exemplo, são trabalhados na realidade da venda. “O nosso empenho visa o atendimento de qualidade ao comprador de imóveis, que necessita de informações pontuais e de orientação segura”, explicou o sócio Ricardo Teixeira, um dos diretores da URBS-RT.
Formação do corretor – De acordo com o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI/GO), a categoria é integrada por 9.584 profissionais em Goiás. O registro no conselho é exigência para exercer a profissão no País. Para se tornar um profissional na área é necessário, no mínimo, a realização do Curso Técnico em Transações Imobiliárias. Mas existem instituições de ensino superior que oferecem a graduação tecnológica em gestão imobiliária.
Fonte: Clip Imobiliário