Extra
O Índice Nacional de Custo da Construção-M (INCC-M) subiu 0,31% em agosto, informou nesta terça-feira a Fundação Getulio Vargas (FGV). Mesmo tendo alta, o valor é menor que o registrado em julho, de 0,73%. No ano, a variação acumulada é de 6,71% e, nos últimos 12 meses, de 7,74%. O Rio de Janeiro teve uma variação mensal acima da média nacional, registrada em 0,34%. No mês passado, a taxa foi de 0,10%.
No grupo Materiais, Equipamentos e Serviços houve variação de 0,63%, sendo que em julho tinha sido de 0,43%. Nos subgrupos, três registraram alta, sendo que materiais para estrutura foi o que teve a maior variação, passando de 0,36% para 0,83%. Já em relação a Serviços, que variou de 0,59% para 0,15%, o subgrupo vale transporte se destacou, passando de -2,34% para -0,86% este mês.
O índice referente ao grupo Mão de Obra registrou variação de 0,03%, ante a 1,05% de julho. De acordo com a FGV, o fim dos reajustes salariais em diversas capitais causaram esta desaceleração.
Além do Rio, Salvador, Belo Horizonte e São Paulo também tiveram aceleração em suas taxas de variação. Brasília, Recife e Porto Alegre, por´me, apresentaram desaceleração.
O INCC-M é calculado com base nos preços coletados entre os dias 21 de julho e 20 deste mês. O índice faz parte do cálculo do Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), que também é composto pelos Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) e o Índice de Preços ao Consumidor (IPC).