Redimob
O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), indicador utilizado para o reajuste de aluguéis, registrou alta de 0,41% na primeira divulgação do ano, correspondente ao período de 21 a 31 de dezembro de 2012. O número é ligeiramente menor (0,09 ponto percentual) com relação à medição do decênio anterior, conforme divulgado nesta quarta-feira (9) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Tanto o índice de preços ao produtor como ao consumidor caíram entre os dois períodos. Para o produtor, os preços cresceram 0,4%, com avanço maior dos bens finais. Porém, considerando os últimos 12 meses, os produtos agropecuários têm pesado mais no bolso do produtor, com avanço de 17,93% no período.
Para os consumidores, o destaque dos dez últimos dias do ano passado foram as despesas diversas, que cresceram 1,66%. O item também foi o que registrou a maior alta de preço dos últimos 12 meses, com 13,26% de crescimento.
O setor da construção civil, por sua vez, teve um bom decênio. Os preços para o ramo cresceram somente 0,08%, ante uma alta de 0,36% no período anterior. O custo da mão de obra manteve-se estável e o custo de materiais, equipamentos e serviços cresceu apenas 0,17%.
Isoladamente, os produtos que mais puxaram para cima o resultado do IGP-M foi o tomate, que avançou 16,11% na comparação mensal. Já o item que teve o maior recuo de preço foram as passagens aéreas, que caíram 4,9%, após registrarem recordes de avanço nos últimos meses de 2012.