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O termo, desenvolvido na década de 80, define o cliente como proativo e dependendo da experiência que tem com as empresas, pode ser tanto defensor da marca como opositor.
Você já atendeu um cliente produtor e consumidor ao mesmo tempo, alterando completamente a forma de condução do relacionamento? Quem já passou por essa experiência atendeu um cliente “prosumer”, termo que foi desenvolvido pelo americano Alvin Toffler, em 1980.
“O prosumer é um comunicador por essência, e mais do que isso, é um grande influenciador. Ele se utiliza das tecnologias e das novas mídias para
ampliar, exponencialmente, as suas opiniões. Dessa forma, tem uma grande participação, direta e indiretamente, no processo de formação de um produto, da divulgação e da reputação deste”, explica Guilherme Machado, em seu blog.
Estar conectado o tempo todo, interagindo com os mais diferentes públicos, é uma das grandes características deste consumidor. “O cliente prosumer pode ser um defensor imbatível da sua marca ou o mais hostil opositor, consequências essas que podem ser resultados de sua ampla abrangência, poder de influência e alto nível de informação.”
Novo panorama exige atenção do corretor
O corretor de imóveis deve se atentar para este novo panorama do mercado para melhor direcionar seu atendimento. “O prosumer quer um corretor de imóveis que de fato se importe com as suas demandas e suas necessidades e, por isso, as relações deverão ser mais humanas. A venda não será de um sonho apenas, mas de um projeto real que pode ser concretizado a partir de um atendimento qualificado e que seja vivenciado na íntegra pelo corretor, ou seja, o profissional da intermediação deve estar completamente envolvido com o processo”, comenta.
Uma atuação só será bem sucedida quando o corretor de imóveis passa a entender o comportamento deste novo consumidor e busca novas atitudes condizentes com estas necessidades.