Jardim Camburi é hoje o maior bairro de Vitória, atingindo a marca de 60 mil moradores, além de ser um dos mais completos, com vasta estrutura de comércio (shopping Norte Sul, galerias, lojas, supermercados), escolas, faculdades e serviços (bancos, clínicas, escritórios em geral), além da proximidade com grandes empresas, como a Vale e a Arcelor-Mittal Tubarão e do Aeroporto de Vitória, o que facilita a logística para esses pontos de quem mora ou trabalha no bairro.
Um dos destaques de Jardim Camburi é a sua margem de crescimento, que chega a ser maior que a da China (atualmente em torno de 11%), chegando a 15% ao ano. “Com todas essas vantagens, o bairro tem tudo para se transformar no de melhor qualidade de vida da Capital, o que vem acontecendo gradativamente, com chances de ser cada vez melhor”, avalia o consultor imobiliário José Luiz Kfuri.
No entanto, ainda é necessário se pensar no que deve acontecer para o desenvolvimento do bairro nos anos que virão, ou seja, é preciso, a partir de agora, pensar em um planejamento para os próximos 15 anos. “Afinal, todo o crescimento que Jardim Camburi tem sofrido, já passa da hora de se planejar adequadamente a região”, alerta Kfuri.
Por ser um bairro com apenas uma entrada e saída, é possível tornar Jardim Camburi em um dos mais seguros da cidade. Outra coisa para se pensar é trocar a prioridade do automóvel pelo cidadão. “Por ter sido planejado antes do boom imobiliário, Jardim Camburi tem espaços que pode ser transformados nesse sentido, como ciclovias e calçadas, para que pessoas possam se locomover de maneira muito melhor”, atenta.
Fonte: Folha Vitória