Por motivos financeiros ou comportamentais, muitos jovens têm decidido comprar casa própria até a faixa dos 35 anos. A diminuição da idade média com que os brasileiros assumem financiamentos para aquisição do primeiro imóvel é tendência no Brasil.
De acordo com o último censo do IBGE, quase sete milhões de brasileiros vivem sozinhos. Em dez anos, o número de residências com apenas um morador aumentou em 73,5%. O operador de equipamentos Luciano Jesus do Nascimento, 34 anos, também faz parte desta estatística. Há 15 dias ele comprou um apartamento no Residencial Recreio das Laranjeiras. Luciano está animado, assinou o contrato de compra no dia 15 de abril e o empreendimento já vai ficar pronto em agosto. Este é o segundo imóvel que ele adquire.
A atitude de comprar a casa própria mais cedo influencia a mudança no perfil da concessão de crédito imobiliário dos bancos brasileiros. De acordo com a Caixa Econômica Federal, o maior percentual de clientes em relação ao crédito habitacional de 2010, 59,1%, compõe a faixa etária de pessoas com até 35 anos. Em 2005, os jovens faziam parte de 55,4% dos clientes.
Fonte: Folha Vitória