Quem deseja investir no mercado imobiliário precisa conhecer alguns termos para compreender as condições desse setor, os preços dos imóveis, os instrumentos contratuais etc. Esse segmento cresce continuamente e é um dos mais importantes do Brasil para as empresas que querem ser bem-sucedidas financeiramente. Basta saber negociar para obter rendimentos mensais ou lucros com as vendas.
Compreenda a importância de conhecer conceitos do mercado imobiliário
É muito importante compreender os conceitos e termos do universo imobiliário para tirar dúvidas e tomar as melhores decisões. Esse mercado tem demanda flutuante, pode ser maior conforme a região e variar, de acordo com a necessidade da cidade e dos seus moradores. As construtoras e incorporadoras estudam o cenário para definir se construirão prédios residenciais ou comerciais.
Muitos empreendimentos demoram anos para ser finalizados após o lançamento do projeto. Existem várias fases que determinam a adequação de preços ou a valorização durante esse período até a entrega das chaves. Por esses motivos, os investidores precisam compreender o retorno que poderá ser obtido antes de investir os seus recursos financeiros.
O conhecimento dos termos utilizados nessa área é indispensável para entender sobre a lucratividade e rentabilidade de investimentos em ações ou fundos imobiliários. Há uma variedade de opções sendo disponibilizadas pelas corretoras e instituições financeiras que podem compor a carteira do investidor. Mas quem é inexperiente pode ingressar nesse segmento por meio de um financiamento imobiliário.
Confira os principais conceitos e termos do mercado imobiliário
Os investimentos imobiliários oferecem bons rendimentos, desde que o investidor tome alguns cuidados básicos. Por exemplo, analisar o potencial do mercado na região, a existência de escolas, supermercados, postos de saúdes, hospitais etc.
Um local promissor conta com infraestrutura e transporte público para atender aos moradores.
Golden Circle
Trata-se de uma metodologia que foi criada por Simon Sinek, um especialista em liderança, com a finalidade de aprimorar a atuação das organizações empresariais em sua área. O aperfeiçoamento inicia com modificações no modo de pensar, decidir, agir e transmitir as informações. O método é orientado por três questionamentos: o quê, como e por quê?
O especialista afirmou que os consumidores não compram apenas um produto, mas o motivo pelo qual ele é produzido. Golden Circle traz consigo a ideia da necessidade de inspiração para que os negócios e as pessoas sejam bem-sucedidos. As empresas mais destacadas são como a CrediPronto, inspiram os seus clientes e os auxiliam para alcançar os seus objetivos.
Pós-venda
Pós-venda é o termo utilizado pelos profissionais do segmento imobiliário para definir o atendimento aos compradores ou clientes depois do momento da aquisição de uma unidade imobiliária. As empresas que valorizam o seu público-alvo investem para que ele tenha uma excelente experiência depois de ser fechada a negociação e realizada a entrega das chaves.
A CrediPronto aplica várias estratégias que foram elaboradas para garantir a satisfação dos seus clientes após a aquisição dos imóveis. Essa empresa tem como meta manter um relacionamento positivo e duradouro com os compradores ou investidores. Ela consegue fazer isso atendendo às necessidades e expectativas de seus parceiros para que eles sejam fidelizados.
Churn
Churn é uma métrica utilizada pelas empresas para saber o número de compradores que cancelam as suas aquisições em determinado período. Os profissionais realizam um cálculo que envolve a soma dos investidores que cancelaram as transações durante a época analisada. Esse indicador é utilizado pela CrediPronto para evitar que os seus clientes desistam dos negócios.
SPIN Selling
O SPIN Selling é um método que orienta as empresas sobre os questionamentos corretos que devem ser feitos durante um processo de negociação para elevar o número de vendas. As perguntas utilizadas pela CrediPronto são baseadas na situação apresentada pelo cliente, o problema que ele pretende resolver, a implicação do negócio e a necessidade que será atendida.
Pode ser que o investidor ou comprador nem saiba que existe solução para um problema que ele ainda está tentando identificar. Porém, quando os consultores fazem essas perguntas durante a negociação, os clientes percebem que existe uma saída ideal para determinada situação. A técnica é aplicada pela empresa para ajudar na tomada de decisão.
Escalas Likert
Escala Likert é um dos métodos mais conhecidos pelo público e muito utilizada para a realização das pesquisas de opinião. A metodologia foi criada nos EUA por volta de 1930 para obter respostas que não sejam baseadas no sim ou não. Com ela, é possível obter afirmações autodescritivas, descrições verbais, como discordo totalmente ou concordo totalmente.
Esse tipo de pesquisa ajuda as empresas a descobrir os níveis das opiniões sobre um serviço, produto ou solução. A Escala Likert combina psicologia com matemática para compreender a mente dos compradores e extrair insights qualitativos.
Ticket médio
O ticket médio é uma representação dos valores que foram gastos pelos clientes com a realização de operações. Trata-se de um indicador que aponta o comportamento dos investidores ou compradores e mostra se o público-alvo está satisfeito com as negociações. O número é encontrado por meio de um cálculo geral para apontar uma média das vendas de serviços ou produtos.
Com a mensuração dessa métrica para perceber se houve aumento no número de clientes, se eles estão fazendo indicações ou se é necessário aplicar técnicas para a atração do público. Com isso, a empresa consegue se manter ativa no mercado, manter a sua credibilidade e garantir que as suas operações são totalmente seguras.
FONTE: BlogCrediPonto
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