Melhore os resultados cuidando do seu humor, ele reflete em quem você é, na imagem que as pessoas têm a seu respeito e na sua produtividade.
Tudo começa ao acordar, onde você pode ter pensamentos positivos ou negativos sobre o seu dia. E quando chega no trabalho, você é aquele que distribui sorrisos e um “Bom Dia! ”, ou aquele que já chega ranzinza reclamando de tudo?
Sei que você pode estar pensando agora: “nossa, mas nem sempre tenho motivos para chegar feliz no trabalho! ” Eu sei. Mas, pensa comigo, sei que não somos de ferro e nem devemos tentar, sabe aquele tipo de pessoa que não expressa sentimento emoção por nada, isso não.
Então, chegar uma vez ou outra chateado, triste ou até mesmo com raiva, pode acontecer, desde que você não desconte em ninguém. Agora aquela pessoa que já carrega o rótulo com ela de sempre estar assim, de mal- humor e pior, costuma descontar nas pessoas. Isso já deixou de ser aceitável faz tempo.
Você não precisa ser o bobo da corte, nem o mais extrovertido, mas um pouco de simpatia e educação não faz mal a ninguém. Não acha?
Muito vem se falando sobre inteligência emocional, e há quem diga que ela é mais responsável pelo seu sucesso profissional do que o seu QI. Isso porque não adianta ser phd na área em que se trabalha se não souber lidar com as pessoas.
Repare como é muito comum você se deparar com pessoas de mau humor que conseguem deixar todo mundo mal-humorado. O pior é que um tem “motivo” e o restante simplesmente se deixa levar pela energia do ambiente.
As emoções se trabalhadas de forma correta, podem ser grandes aliadas no resultado positivo, conhecidas como emoções funcionais. Ajudam você a produzir mais e melhor.
Já as emoções trabalhadas de forma errada, isso acontece quando alimentamos a raiva o medo dentre outras. Nos proporcionam resultados negativos, conhecidas como emoções disfuncionais.
O ambiente de trabalho quase sempre é estressante e muitas vezes cabe a você piorar ou melhorar.
Levando em consideração que a maior parte das pessoas passa mais tempo no trabalho do que em casa. Sendo assim, as relações interpessoais estão mais conectadas com os colegas de trabalho do que com os familiares. Então, emoções mal administradas advindas do trabalho podem sim, interferir tanto no âmbito profissional como pessoal.
Como melhorar o seu humor
Não deixe que suas emoções te dominem fazendo com que crie maus hábitos como se alimentar mal, não dormir bem e aquela sensação constante de fracasso.
Segue algumas dicas do que fazer para manter o seu bom humor
- Tenha um hobby
- Pratique meditação
- Cultive boas amizades
- Esteja sempre vigilante
- Tire férias sempre que possível
- Pratique atividade física regularmente
- Cultive relacionamentos saudáveis
- Pratique a comunicação não violenta
- Não leve tudo para o lado pessoal
- Alimente se de forma saudável, sem pular refeições
- Procure alimentar as boas emoções e transformar as más
- Deixe seu ambiente de trabalho mais aconchegante e alegre.
Invista no quarteto da felicidade
Invista na produção dos bons hormônios, conhecidos como o quarteto da felicidade: serotonina, endorfina, dopamina e oxitocina.
Serotonina responsável pela nossa sensação de realização, prazer e euforia, formas naturais de liberar: recordar momentos felizes e praticar atividade física.
Endorfina é o neurotransmissor do bem-estar, responsável também pelo nosso relaxamento formas naturais de liberar: comer alimentos picantes, dançar e trabalhar em equipe.
Dopamina o neurotransmissor da motivação formas naturais de liberar: cumpra metas de curto prazo
Oxitocina o neurotransmissor responsável pelos vínculos emocionais, importante na construção da confiança nos relacionamentos emocionais formas naturais de aumentar a liberação: dar ou receber abraços e dar ou receber presentes.
Benefícios do bom humor no ambiente de trabalho
Os problemas sempre irão surgir, mas a forma de lidar com eles é você quem escolhe.
Ainda que seja um ambiente onde envolva muitas responsabilidades e demandas, pode sim ser mais leve e positivo.
Pesquisas indicam que, pessoas bem-humoradas tem mais chances de passar em uma entrevista de emprego, assim como também são mais criativas, tem boa memória, são mais saudáveis física e emocionalmente.
Além de trabalharem melhor em equipe e serem mais produtivas.
Melhore os resultados cuidando do seu humor. O que acha?