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Com estruturas menores que de um shopping, a busca de terrenos para a construção de strip centers / centros comerciais devem ocorrer em áreas estratégicas e com visibilidade.
Já pensou fazer uma parada rápida para compras em drogarias, fast foods e lojas de varejo em geral? Os “strip centers” são estruturas ideais. Construídos em terrenos com metragem entre 800 w 5 mil m², estes centros comerciais menores que shopping centers não precisam se localizar em grandes avenidas, mas em áreas com visibilidade e em regiões estratégicas, adensada de moradias.
A localização privilegiada é o principal ponto que determina a área de interesse dos incorporadores de centros comerciais, mas também se transforma no maior desafio para os empresários que querem lucrar com esta iniciativa, na visão do especialista em mercado de terrenos, Gustavo Feola. “Os valores altos de terrenos dificultam cada vez mais este processo. É preciso equilibrar o ponto com o valor do terreno, compondo assim valores de locação das lojas que remunerem e fechem a conta para todo o investimento”, explica o especialista.
Strip Center x Shopping Center
A operação de compra e venda de um terreno para um strip center é mais rápida em relação a um shopping center. “Em virtude do shopping center ter uma estrutura maior, envolve inúmeras consultas a órgãos de aprovações, diretrizes e licenciamentos”, afirma.
Mas em ambos os casos, a definição de compra de um terreno pode ser feita a partir de dados e pesquisas sobre a região onde deverá ser instalado o empreendimento, a renda econômica desta população regional, o vetor de crescimento, e outras análises. “Em cidades com população menor, que não cabem dois shopping centers ou mais de um strip center, estes estudos e análises dever ser bem formatados.”
Em seu blog, Gustavo Feola alerta aqueles que buscam investir em strip centers. “A dica que fica para quem quer negociar um terreno com grupos ou um investidor é começar observando áreas disponíveis em zonas mais restritas, onde não se podem edificar prédios, ou esquinas em ruas secundárias com bom movimento de pessoas e veículos. Para investidores com interesse em parcerias comerciais, os investimentos são menores que em incorporação de edifícios e o retorno é bastante interessante”, finaliza.