Folha Vitória
O mercado imobiliário do Espírito Santo cresceu 25% no volume de lançamentos de novembro a junho, comparado com o mesmo período de 2010. Esse resultado, extraído do 19º Censo do Sinduscon, já havia sido antecipado pelo Salão do Imóvel Ademi-ES do ano passado, quando a Pesquisa de Demanda apontou aumento na intenção de compra, que chegou a 78% dos visitantes.
Para o presidente da Ademi-ES, Juarez Gustavo Soares, o Salão do Imóvel funciona como um termômetro do mercado, antecipando tendências e consolidando as estimativas. “O que vemos no resultado do Censo é uma confirmação disso. A maior procura registrada no ano passado, se concretiza agora, com o aumento da produção em todos os municípios verificada pelo Censo”, complementa.
Um exemplo foi o município de Vila Velha, que passou a ocupar o primeiro lugar em quantidade de lançamentos (49%), ultrapassando a Serra (43%), que ainda mantém um alto ritmo de produção, já que concentra a maioria das unidades hoje em construção (40% do total).
O Salão também se destaca pelo caráter abrangente, pois abriga empreendimentos que atendem a todos os padrões sócio-econômicos e regiões. A tendência é que a edição deste ano traga mais lançamentos em cidades como Linhares, São Mateus e Cachoeiro, além dos municípios que compõem a Grande Vitória. O resultado disso é o crescimento constante do mercado, que agora se expande para fora da Região Metropolitana.