Por meio da revolução digital foi possível mudar alguns paradigmas em vários setores da economia. E consequentemente também mudou a forma de vender comprar bens de alto valor, com do mercado imobiliário. Para acompanhar o impulso do desenvolvimento das pequenas e grandes cidades, o segmento de imóveis acabou tendo que se moldar para manter sua linha de crescimento junto à tecnologia, e isso aconteceu em quase todos os outros segmentos existentes. Quer um exemplo? Hoje é muito fácil uma pessoa buscar empreendimentos para investir em qualquer lugar do mundo. Pode ser na China, na Alemanha ou qualquer outro país, ela poderá realizar sua busca simplesmente inserindo palavras-chave na internet.
Mercado imobiliário no passado
Antes da internet o mercado imobiliário era caracterizado como totalmente artesanal. Não sei se você lembra, mas anúncios de compra e venda de imóveis eram feitos em jornais, revistas, folhetos e em outdoors ou placas. Para conseguir alugar ou comprar um imóvel, o cliente só conseguiria, em média, 2 ou 3 meses após buscar muitos imóveis até encontrar o ideal e depois executar todos os processos de maneira legal. Além disso, era muito difícil haver fotos ou vídeos do imóvel. Atualmente, graças à era digital, existem várias oportunidades do mercado imobiliário batendo na porta da sua incorporadora. Não existe desculpa no mundo que te faça me convencer de que não é a hora de você entrar no mundo digital e alavancar os ganhos da sua empresa.
A evolução do mercado imobiliário
Se você deseja manter um ritmo de crescimento e de relacionamento adequado para atender às suas necessidades e às exigências dos seus clientes, então você, gestor de incorporadora, precisa abraçar a tecnologia e as tendências de mercado. Existem muitas empresas hoje que negligenciam a tecnologia e sobrevivem de forma artesanal, como já falado acima. Você já se imaginou ficar atrás das grandes empresas que investem na presença online, por meio de um site, redes sociais ou blog? Porque as chances são muito altas de você perder clientes para concorrentes assim. A cada momento que você perde a oportunidade de adentrar no mundo digital e começar a prospectar clientes, além de agregar valor a sua marca, está perdendo a chance do sucesso que muitas outras empresas concorrentes estão obtendo no seu lugar.
Mercado imobiliário 4.0
Três é o número de revoluções industriais que o mercado imobiliário já enfrentou e em todas elas esteve presente de forma ativa. Estava inserido nos anos das turbulentas crises, das intensas transformações políticas e também dos momentos de grandes especulações econômicas. Porém, chegamos à 4º Revolução industrial e ela nos apresenta algo jamais visto: a abrangência dessa onda. Já percebeu que estamos vivendo mudanças e alterações em questão de poucas horas, dias ou meses? Coisas que antes demoravam anos. E a verdade é que nunca teremos tempo para nos adaptar como tivemos durante as outras ondas. A mudança é exigida ‘pra ontem’.
Número muito elevado de startups e valorização dos imóveis são soluções para as previsões dos aumentos de investimentos no setor imobiliário. Segundo uma edição da Distrito PropTech Report, estamos vivenciando o maior pico de abertura de startups construtechs e promptechs. Resumindo, as tendências para o mercado imobiliário 4.0 se baseiam na adoção das mesmas tecnologias disruptivas que garantem vantagens muito competitivas no mercado industrial.
Tecnologia no setor imobiliário: facilidades
Enquanto estávamos falando sobre o mercado imobiliário na sua era mais artesanal, você chegou a imaginar o quanto um cliente seu esperaria para encontrar, receber informações completas sobre o imóvel e dar andamento às visitas e negociações? Agora, com todo o avanço da tecnologia e o desenvolvimento de portais de comunicação, é possível receber e responder as respostas dos clientes na mesma hora. Essa ação é considerada uma vitória para corretores, pois representou mais facilidade na execução do seu trabalho e um aumento na possibilidade de ganho. Consequentemente, tornou-se viável atender clientes em qualquer lugar ou a qualquer hora, sem o risco de perdê-lo por causa de contratempos. As facilidades são muitas, tanto para o gestor, quanto para o seu time e clientes.
Mas, afinal, quais são as tendências do mercado imobiliário?
Já sabemos que os clientes que precisavam de informações sobre um imóvel, antigamente, tinham que possuir muita paciência e contar com a sorte de achar um bom corretor que fosse capaz de encontrar o imóvel adequado às suas necessidades. No entanto, todo esse cenário mudou a partir do surgimento da internet. Hoje em dia, milhares são as oportunidade de compra e venda de imóveis que qualquer usuário tem em mãos através da internet. Ainda por cima, eles possuem a possibilidade e facilidade de fazer anúncios e/ou pesquisar portais de imobiliárias para adicionar seu bem e vendê-lo a outro usuário, sem que haja o mínimo de intermediação. Então, através do meio digital, qualquer um pode inserir foto, descrições e até mesmo vídeos em poucos segundos do local à venda, facilitando a busca por imóveis. Na era digital, as oportunidades são muitas para o mercado imobiliário. E os objetivos são os mais diretos possíveis, assim como entregar soluções simples, fáceis e sem burocracia, além de todo o foco com o cliente. A partir de agora você verá uma lista com as 5 principais tendências para o mercado imobiliário, são elas:
1- Assinatura Digital: Uma das tendências do mercado imobiliário são as empresas que oferecem Assinatura Digital. Através dela, é possível acabar com a burocracia entre as assinaturas de contratos e fornecer o conforto que os clientes merecem, podendo assinar de qualquer lugar ou a qualquer hora.
2- Experiências Imersivas:
Uma coisa é certa: a experiência dos usuários passará por uma mudança drástica na forma como percebem o mundo digital, assim como também interagem com ele. Graças às tecnologias como a Realidade Virtual, a Realidade Aumentada e a Realidade Mista combinadas aos modelos de percepção e interação já estão mudando como os usuários percebem o mundo. Quando o assunto chega até o ramo imobiliário, essas tecnologias estão oferecendo uma experiência de compra e venda de imóveis nunca antes vista. Por exemplo, através das ferramentas de Tour Virtual de ‘Visão 360º’, seu cliente tem a sensação quase que real de como é estar no imóvel que ele tem interesse. Isso tudo sem sair de casa, ou seja, evitando deslocamentos e até decorações.
3- Espaços inteligentes:
Hoje, você está vivenciando o aumento das cidades inteligentes, lugares como prédios, fábricas, praças, casa etc., tudo conectado e integrado entre si. Nestas cidades, a integração e a inteligência estão avançando junto com a tecnologia e cada vez mais estão presentes no dia a dia. Inteligentes e autônomos, os ecossistemas criados pela integração dos ambientes físicos ou digitais muito bem capacitados pelo tecnologia estão cada vez mais conectados. Se você parar pra pensar um pouco, com base em tudo isso que estamos vendo agora, dá para se ter uma experiência completa, com múltiplos elementos, processos e pessoas, tudo convergindo para a melhor utilização desses espaços no mercado imobiliário.
4- Inteligência Artificial Aplicado em sistemas e plataformas imobiliárias para tornar a experiência do consumidor cada vez mais assertiva no momento da procura por um empreendimento, a IA tem sido fundamental para o mercado. Além de toda a combinação de filtros, algoritmos inteligentes são programados para aprenderem o comportamento humano e preferência de consumidores. São as verdadeiras ‘máquinas de aprendizado’. Caracterizada como uma das que mais impulsionam o crescimento do mercado imobiliário, essa tecnologia fornece experiências totalmente personalizadas, além da maior assertividade nas tomadas de decisões e de toda a eficácia para a resolução dos processos internos das plataformas digitais.
5-Ética e Privacidade Digital
Com o passar do tempo, os consumidores passaram a ter cada vez mais consciência do valor de suas informações pessoais e, consequentemente, estão mais preocupados em seus compartilhamentos e como elas serão usadas pelas entidades, sejam elas públicas ou privadas. Embora já venha sendo discutida há um tempo, a segurança de redes e dados ainda não chegou a uma conclusão definitiva e sempre está no centro das atenções quando o assunto é mercado imobiliário. Entretanto esse tem sido um dos principais objetivos das grandes empresas: a busca pela credibilidade de seus consumidores. Mas é importante ressaltar que hoje, nas empresas do setor imobiliário, existem setores responsáveis pela verificação mínima de terceiros e a diligência de dados dispostos em seus sistemas. Dessa forma, evita golpes, inconvenientes e riscos, tanto para vendedores quanto para compradores.
A conclusão é uma só: sua empresa tem que estar no mundo digital. Assim, você estará dando o primeiro passo para captar novos clientes, aumentar as vendas e sair na frente da concorrência! Além disso, as vantagens são muitas, como as experiências imersivas, espaços inteligentes e até as assinaturas digitais.
FONTE: Sienge Plataforma
Texto: Fabio Garcez
- Assessoria de Comunicação: Izabel Mendonça
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