Cento e dez empresários e profissionais do setor imobiliário prestigiaram, na noite dessa quinta-feira (27), a palestra “Tempos difíceis exigem atitudes agressivas”, com Luiz Mazanek. O evento foi promovido pelo Sindicato da Habitação do Oeste (Secovi-Oeste/SC) e teve objetivo de interpretar a real situação que o mercado imobiliário vive atualmente.
O palestrante objetivou que vários empresários do setor varejista e imobiliário têm se acomodado e diminuído a representatividade de suas empresas em virtude da crise. “O setor imobiliário está passando por um momento difícil, sim, mas isso não significa que todas as áreas irão sofrer queda expressiva de preços, principalmente porque a região sul tem o diferencial do setor agropecuário para estabilizar os negócios”, explicou Mazanek.
“Muito do temor de investimento dos consumidores é parte de pressão psicológica, e é por isso que precisamos ser agressivos e reagir adequadamente diante do atual cenário econômico”, avaliou.
Mazanek orientou valorizar cada tipo de cliente de acordo com seus perfis econômicos e mostrar um diferencial competitivo na hora de negociar. “Hoje, vence a empresa que estiver disposta a se adaptar aos clientes, conhecer os concorrentes e o mercado em geral”. Segundo o palestrante, para o negócio, é essencial organização e planejamento estratégico, para ter uma captação campeã.
O palestrante questionou se os participantes de fato estão satisfeitos com o sucesso que têm. “Se você tem sucesso na vida, continue fazendo tudo como está, do contrário, é preciso dedicar-se e ter disciplina para conhecer sua área. O sucesso é inatingível para aqueles que não querem trabalhar ou que não estão dispostos a mudar”, assegurou. Segundo Mazanek, sorte não existe, sorte é “o encontro da preparação com a oportunidade”.
O presidente do Secovi-Oeste/SC, Altir Paludo, avaliou que o evento foi essencial para dar mais segurança e motivação aos corretores e empresários. “Estamos enfrentando um momento de dificuldade na economia nacional, mas, não necessariamente uma crise. Precisamos reavaliar a forma com que vemos cada situação para tirar o melhor de cada uma delas. Esse é o momento certo para se qualificar e estar de acordo com o que o mercado exige”, enfatizou. Para o próximo ano, o presidente antecipou que a entidade promoverá várias palestras e cursos para atualização e qualificação dos profissionais que atuam no segmento imobiliário de Chapecó.
O diretor de locação do Secovi-Oeste/SC, Fernando Biffi de Moura, ressaltou que, com crise ou sem crise, é preciso fazer o negócio andar. “A diretoria da entidade tem se preocupado com a qualificação do corretor e das empresas pois Chapecó influencia, hoje, mais de 1 milhão de habitantes da região e está entre as maiores potências do Estado. Por isso, o conhecimento, a seriedade e a credibilidade do corretor precisam ser condutas aprimoradas de acordo com a crescente demanda e exigência dos clientes”, explicou.
PALESTRANTE
Mazanek é vendedor, economista, pós-graduado em Marketing. Autor dos DVDs ”O melhor funcionário tem a melhor atitude”; ”O melhor funcionário supera seus objetivos”; “Estratégias de Negociação em Vendas Imobiliárias”; “Técnicas de Fechamentos em Vendas Imobiliárias”. É co-autor dos livros “Ser Mais Lider” e ”Ser Mais em Vendas”. Foi professor de graduação nas disciplinas de Marketing de varejo; Marketing institucional; Canais e processos de vendas; Estratégias e práticas de negociação. Foi professor de pós-graduação (MBA) nas disciplinas de Gestão de canais de vendas e trademarket; Liderança e Inteligência Motivacional. É professor de cursos de Oratória; Negociação; Liderança e motivação de equipes; Técnicas em Fechamento de Vendas; Marketing Pessoal; Etiqueta Empresarial. Palestra nos Secovis de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Fonte: Secovi Oeste/SC