As mulheres estão se destacando em setores que, tradicionalmente, ainda são dominados pelos homens.
Na realidade do mercado imobiliário não é diferente. Apesar da profissão de corretor de imóveis já existir há muitos anos, a atuação das mulheres no setor só foi permitida a partir de março de 1958. Isso porque o artigo 37 do Código Comercial Brasileiro, proibia as mulheres de atuarem como corretora de imóveis até essa data.
Nos últimos anos, porém, o número de mulheres nessa profissão aumentou em 144%. Segundo dados do Cofeci-Creci, as corretoras de imóveis já contabilizam 32% dos profissionais atuantes no mercado imobiliário.
O aumento da participação feminina no mercado imobiliário não se restringe ao exercício da profissão apnas, elas também, embora com intensidade ainda muito pequena, vem atuando de maneira crescente em entidades voltadas à defesa da categoria como CRECIS e Secovis, em todo Brasil.
O segredo do sucesso da maioria das corretoras de imóveis? As mulheres em sua maioria, conseguem conciliar disciplina, empenho, dedicação, além é claro de terem facilidade de entender as necessidades dos clientes que buscam um imóvel.
Aqui no Espírito Santo, por exemplo, os números também têm crescido significativamente.
No total de corretores ativos inscritos no Conselho Regional do Espírito Santo, 25 % são corretores mulheres e 75 % são corretores homens. Mas, este número cresce a cada dia, e a prova disto é que todos os meses, quando as carteiras profissionais são entregues nas Sessões Solenes, grande parte dos novos corretores que a recebem, são do sexo feminino. Esta é uma tendência que tem aumentado, além de movimentar a economia local.
Uma característica importante e que sempre se encaixou no perfil feminino é a facilidade das mulheres trabalharem com vendas. Esta intimidade que as mulheres têm em vender, seja lá qual for o produto, é notável e com os imóveis não é diferente. Somos mais comunicativas do que a maioria dos homens, temos mais facilidade em entender a necessidade do outro, temos o sentimento de empatia mais aguçado, o que nos proporciona uma vantagem, pois, na maioria das vezes, estamos “abertas” para tratarmos de negócios e aceitar opiniões. Também somos mais sensíveis que os homens, outra característica valiosa na hora de resolver conflitos. E uma última característica não menos importante: as mulheres conseguem ser “multitarefa”, afinal conciliamos muitas funções, mãe, esposa, mulher, “pegar as crianças na escola”, cuidar da casa, estar bonita, trabalhar, estudar, se deidicar bem ao que faz, enfim, tudo “junto e misturado”, sempre desempenhando o nosso melhor papel. Quem sai ganhando com tudo isso? O mercado imobiliário que ganha profissionais dispostas a vencerem, rompendo barreiras e preconceitos diários.
Mulheres estão dispostas a ir à luta
Quando a profissão de corretora de imóveis no Brasil fizer um século, certamente as mulheres terão muita coisa para contar! Claramente, ainda há uma série de obstáculos que atingem a mulher no mercado imobiliário, todos ligados aos problemas de desigualdade e falta de equidade de gênero no mercado de trabalho de maneira geral, mas, nada tira a força e a garra da mulher dos nossos dias.
Dicas de como obter sucesso como corretora
- Planejamento de carreira
- Escolha de vínculo (trabalhar para uma imobiliária ou de forma autônoma?)
- Aprofundar seus conhecimentos sobre o mercado
- Aprender mais sobre retenção e prospecção de clientes
- Assessoria de Comunicação: Izabel Mendonça
- CRECI –13ª Região/ES
- Telefone Comercial: (27) 3314-0066
- Siga o CRECI nas Redes Sociais.
- Curta, interaja e compartilhe.