Entre os dias 7 e 11 de agosto, a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), por meio de sua Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial (CBMAE), promoverá, em nível nacional, o 8º Mutirão da Conciliação Empresarial. O objetivo é permitir que empresas busquem solucionar conflitos com fornecedores ou clientes sem a necessidade de recorrerem ao Judiciário e de forma mais ágil e mais barata.
No mutirão, que terá a participação do CRECI-ES, serão atendidos casos envolvendo rescisão contratual, inadimplência e quaisquer outros conflitos empresariais. A expectativa é que os setores de serviços, comércio e a área imobiliária sejam as mais atendidas ao longo dos dias de mutirão.
Segundo Guilherme Giussani, gestor do Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual (PACE) da ACSP, os mutirões podem resolver uma grande quantidade de casos em pouco tempo. “É possível discutir todo tipo de conflitos empresariais, com exceção dos conflitos trabalhistas e fiscais. No contexto atual da economia brasileira, os casos mais frequentes são justamente questões que envolvam conflitos contratuais e recuperação de crédito por parte das empresas”, diz.
“A conciliação é uma forma de solução de conflito extrajudicial, com procedimento ágil e confidencial. Este método tem como principal característica proporcionar oportunidades para resolver o conflito existente através de um conciliador que atua com neutralidade e imparcialidade ajudando a aproximar as partes, identificando assim as questões do conflito e restabelecendo a comunicação através de sessões de atendimento conjuntas”, explica Parolini.
O 8º Mutirão da Conciliação Empresarial vai acontecer nas Câmaras de Mediação e Arbitragem e nos Postos Avançados de Conciliação Extraprocessual (PACEs) da Rede CBMAE.