O cenário da pandemia trouxe dificuldades principalmente para empresas mais tradicionais, que mantinham operação voltada para a interação pessoal com os clientes. O contexto de distanciamento social ampliou a necessidade de investir em novas tecnologias para superar esse obstáculo.
Além disso, alguns especialistas acreditam que o setor imobiliário tem sido o responsável por puxar a retomada da economia após a pandemia, já que o mercado é considerado seguro para investimento.
Outro ponto relevante é que o segmento também apresentou recuperação nos contextos de crise apresentados nos últimos anos na economia brasileira e mundial.
Confira as principais tendências para o mercado imobiliário depois da pandemia.
Vendas on-line
As vendas on-line já se apresentavam como uma tendência importante para 2020 antes mesmo da pandemia e a situação deve permanecer no cenário pós-crise. Os profissionais do segmento imobiliário devem usar cada vez mais a internet para prospectar clientes, gerar leads e fechar vendas.
O consumidor dará preferência às empresas que têm uma plataforma digital, com agilidade na resolução de suas questões e problemas. Também se destacam aquelas que possuem integração com portais de anúncio e chatbots, facilidades que tornam o atendimento ainda mais prático.
Além da realização das negociações, também é possível encaminhar documentações e concluir a assinatura de contratos de forma on-line.
Desenvolvimento e uso de inovações tecnológicas
O uso de tecnologias cada vez mais refinadas para atrair clientes é uma tendência crescente no segmento. Essa é uma forma de revolucionar as negociações e tornar a sua imobiliária ainda mais bem-sucedida no ramo!
Já é possível perceber que muitas imobiliárias têm utilizado de realidade virtual, dispositivos de realidade aumentada, drones e outras inovações tecnológicas para apresentar os seus empreendimentos.
O momento pós-pandemia necessita que as imobiliárias invistam em ações de marketing e outras formas de aumentar a sua carteira de clientes.
Impressão 3D
Utilizada em outros setores, a impressão 3D também é uma das tecnologias aplicadas ao mercado imobiliário. Com empresas inovadoras que já utilizam essa tecnologia para construção de imóveis, as empresas do setor precisam se adaptar a essa realidade que será utilizada.
Tanto o setor da construção civil quanto das imobiliárias precisam se adequar à nova realidade oferecida por essa tecnologia que permite construções mais rápidas e em materiais mais duradouros e ecológicos.
Plataformas responsivas
Garantir que seu cliente tenha uma boa experiência no site é possível através de plataformas responsivas. Com o uso dessa tecnologia, o cliente consegue acessar com qualidade o site da imobiliária, por exemplo, através de um computador, laptop, tablet, smartphone, e a plataforma, por ser responsiva, se adapta a cada uma dessas telas, sem perder a qualidade.
Novas tecnologias: realidade virtual
A realidade virtual é uma das tecnologias que são aplicadas ao mercado imobiliária, sendo uma inovação para locar e vender imóveis, pois com o uso dela é possível com sistema específico, óculos de realidade virtual, que simula um tour presencial na propriedade, porém é feito de forma virtual.
A grande vantagem do uso dessa tecnologia é permitir que o cliente visite vários imóveis no mesmo dia, por exemplo, evitando perder tempo no trânsito ou se deslocando para regiões distantes e visitas a imóveis que não o agradem.
A realidade virtual será cada vez mais utilizada, assim, cabe às empresas do mercado imobiliário investir nessa inovação para se destacar e facilitar processos e, consequentemente, mais negócios fechados.
O uso da realidade virtual no mercado imobiliário não permite apenas o tour pelos imóveis prontos, sendo possível utilizá-la até em propriedades que ainda estão em construção, melhorando a perspectiva do cliente antes mesmo da conclusão da obra. Dessa forma, aumentam as chances do cliente se interessar pelo imóvel e fechar o negócio.
Código QR
O uso do smartphone já é uma realidade, assim, esqueça aquelas placas de venda ou aluga-se com contato do corretor ou imobiliário. Agora esses dados podem ser acessados por meio da tecnologia do Código QR.
Fazer um anúncio com uso do QR Code pode tornar o imóvel muito mais atrativo para os interessados, já que podem ter acesso a diversas informações da propriedade, que antes dessa tecnologia não era possível ter.
Redes sociais
O uso das redes sociais é uma ótima forma de divulgar imóveis, assim as redes como Instagram, Facebook, entre outras são muito mais efetivas para atingir o público-alvo e criar interesse, diferentemente das mídias impressas, que possuem um alcance muito mais limitado, além de possuir custos mais altos, geralmente.
Imobiliárias que querem ser destaque no mercado onde atuam precisam utilizar as redes sociais para influenciar e propagar seus imóveis através delas.
Geolocalização
A tecnologia de geolocalização já é utilizada há algum tempo, porém, com novas funcionalidades, é possível ter acesso a diversas informações dos interessados no imóvel, esses dados são coletados através do IP dos computadores e o GPS dos smartphones.
Com a coleta de informações, como estrutura familiar, hábitos de consumo, atividades e tempo de trabalho e lazer, entre outras, é muito mais fácil traçar estratégias e produtos para atender as demandas desse público.
Apps de produtividade
O mercado imobiliário é muito dinâmico, e o corretor de imóveis precisa de tecnologias que facilitem e aprimorem as suas atividades profissionais. Os apps de produtividade é uma das inovações aplicadas ao mercado imobiliário.
Os clientes querem ser atendidos e ter suas demandas realizadas com rapidez. Assim, os apps de produtividade ajudam a equipe a organizar as entradas e saídas do imóvel, criar perfil para cada cliente, área para verificar danos ao imóvel, gestão da carteira de clientes, entre outras funções.
Fonte: IBRESP
Izabel Mendonça
Assessoria de Comunicação