Se você deseja vender o seu imóvel o mais rápido possível, saiba que um caminho interessante está em apostar no contrato de exclusividade com um corretor ou uma imobiliária. Isso até pode parecer um contrassenso, já que, teoricamente, quanto mais corretores e imobiliárias divulgarem um imóvel, mais chances ele tem de ser vendido rapidamente. Contudo, essa lógica não é necessariamente verdade no mercado imobiliário. Primeiro, por poder culminar em um interessado sendo mal atendido nas várias imobiliárias que o vendedor está anunciando. Além disso, pode passar a impressão que o proprietário está “desesperado” para se livrar do imóvel. Nesse caso, os potenciais compradores podem partir para ofertas bem abaixo do esperado. O resultado, então, é a desvalorização do imóvel ou uma negociação mais longa.
Entenda melhor, abaixo, porque todos os envolvidos saem ganhando com esse tipo de contrato:
1-Vantagens para o proprietário
Se você é corretor, precisa explicar para o proprietário os benefícios do modelo de exclusividade. Primeiramente, o dono do imóvel pode ficar tranquilo em relação à segurança da negociação. Isso porque, como o corretor tem contrato de exclusividade, ele vai tratar o imóvel como único dedicando mais tempo e dinheiro para fazer a melhor venda possível. Por exemplo, alguns interessados exigem a presença de todos os documentos do imóvel. No entanto, é preciso pagar para ter acesso a alguns deles. Nesse caso, um corretor que não tem exclusividade na venda dificilmente vai investir nessa etapa. Sendo o único envolvido na intermediação, o corretor pode criar estratégias mais elaboradas para anunciar o seu imóvel nas redes sociais e em portais imobiliários. Por fim, sabendo que um único corretor está trabalhando na negociação do seu imóvel, fica muito mais fácil registrar e controlar as pessoas que visitam a sua casa. Em casos de janelas quebradas e pequenos furtos durante as visitas, você já sabe muito bem quem responsabilizar pelos incidentes.
2-Vantagens para o comprador
Para o interessado no imóvel, a ausência de exclusividade pode ser um mau negócio. Isso porque ele pode ser surpreendido ao descobrir que o imóvel acabou de ser comercializado por meio de um segundo corretor ou imobiliária. Com um contrato de exclusividade, ele também vai ter certeza que o corretor tem contato próximo ao proprietário e que a sua proposta vai ser levada diretamente a ele. E as respostas tendem a chegar mais rapidamente.
3-Vantagens para o corretor
Vamos imaginar uma situação possível quando o imóvel não tem exclusividade. Você apresenta a casa para um casal de interessados. Após uma semana, você descobre que o mesmo casal fechou o negócio com um outro corretor – no mesmo imóvel. Com o contrato de exclusividade, isso não acontece. O corretor de imóveis pode ficar tranquilo e seguro que vai receber os honorários quando o imóvel for negociado.
4-Corretor deve provar que merece a exclusividade
Você só vai ganhar a exclusividade do proprietário se conquistar a confiança dele. Para isso, é preciso se mostrar capacitado e fazer por merecer. Não fale apenas sobre as vantagens da exclusividade, prove que você conhece muito bem o mercado, mostrando dados do setor e falando as suas estratégias. Um caminho para isso é se preparar em cursos e treinar bastante.
Fonte: Blog Leardi
Mais informações sobre o mercado imobiliário em nossa página no Facebook ou no Instagram @crecies.
Izabel Mendonça
Assessoria de Comunicação do CRECI/ES