A IMPORTÂNCIA DO CURSO DE ORATÓRIA PARA CORRETORES
Para muitas pessoas, a oratória é uma arte que deve ser desenvolvida somente por políticos e religiosos. No Brasil, temos grandes nomes nessa área, como Rui Barbosa (escritor e político) e Antônio Vieira (padre português que atuou no Brasil). Nenhum deles era corretor, não é verdade? Mas eram excelentes oradores.
Claro que, para ser um bom corretor, não é preciso alcançar o nível de um Rui Barbosa ou de um Vieira. Mas a oratória é muito valiosa também para os corretores e vendedores em geral. Veja como essa arte milenar impacta no marketing imobiliário e por que convém que os profissionais desse ramo façam um bom curso de oratória para corretores!
O que é oratória?
A oratória é uma série de regras que formam a arte do “bem falar”. Isso significa que ela é a base de uma comunicação eficiente, em que a clareza das ideias tem destaque. O bom orador não pode atropelar-se na fala, deve organizar sua mensagem da melhor maneira e desenvolver uma boa dicção.
Além disso, a oratória envolve o uso do tom mais apropriado conforme a ocasião (entonação). Assim, o orador consegue passar a ideia de simpatia e confiança no ouvinte. Como é uma arte, não existe um padrão único — o orador deve saber usar suas habilidades conforme o momento.
Vale lembrar que ela não se refere apenas à comunicação verbal, mas à corporal também, ou seja, a imagem que o orador passa é da máxima importância para o sucesso de seu trabalho.
Por que a oratória é importante em qualquer área?
Já falamos que a oratória é destaque entre políticos e religiosos, mas ela se aplica a muitas áreas. Imagine que, até no dia a dia, em conversas informais, suas habilidades de orador podem ser importantes para manter uma boa comunicação com seu colega ou vizinho. Um gerente de banco ou restaurante deve cultivar essa arte para conversar e convencer seus clientes. Da mesma forma, um bom professor também é um bom orador, pois consegue passar com clareza o conteúdo de suas aulas. No marketing imobiliário, devemos considerar que o corretor, como qualquer homem de negócios, trabalha com um público específico. Esse público espera, no mínimo, ser escutado e compreendido e, além disso, entretido com a conversa do profissional. Ele também deseja ser orientado com informações claras, que sejam importantes para a efetivação do negócio. Enfim, vender um imóvel consiste em transmitir a ideia do produto de modo que o potencial comprador tenha confiança no corretor. Isso, no final de tudo, representa uma boa comunicação.
Izabel Mendonça
Assessoria de Comunicação