A cada instante surgem novas tendências tecnológicas. Estamos na Era da transformação digital, e o Corretor de Imóveis tem que estar a par dessas mudanças que já fazem parte do dia a dia. Obter dados dos seus potenciais clientes é maneira mais fácil de ter uma negociação bem sucedida. Saber sobre os hábitos de consumo, histórico de atendimento, entre outras informações, facilita na prospecção de produtos e na assertividade junto aos clientes. Mas essa coleta de informações tem uma regulamentação especial que é a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). É preciso se adaptar à nova realidade em qualquer situação, até quando os dados são necessários para fechar o contrato, por exemplo.
Sendo assim, o tratamento de dados pessoais por corretores ou imobiliárias devem estar sempre em conformidade com a LGPD para evitar impactos negativos e multas. Ou seja, cada procedimento que envolva informações de terceiros deve ser devidamente regularizado de acordo com a legislação e, para isso, será necessário adaptar todos os canais e ferramentas usados nesses procedimentos, como site, redes sociais, sistemas de gestão e financeiro, a forma como os dados dos clientes são armazenados, entre outros.
Se você quer saber mais sobre como essa normatização vai impactar os dados de clientes e leads de imobiliárias, saiba que está no lugar certo.
Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!
O que é a LGPD?
É a sigla para Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais e, como consta no próprio termo, é uma lei que foi criada para proteger os dados pessoais das pessoas, especialmente no que diz respeito às finalidades que as empresas dão a essas informações. Sancionada pelo ex-presidente Michel Temer, em 2018, a LGPD visa garantir a segurança dos dados de pessoas físicas ou jurídicas.
Vale destacar também que a LGPD determina a forma como as empresas podem coletar, armazenar, tratar e compartilhar os dados pessoais, estabelecendo penalidades para quem não cumprir com a norma. Para que os dados sejam usados legalmente, é preciso seguir todas as regras estipuladas pela Lei, como, por exemplo, em casos específicos haver o consentimento espontâneo e explícito por parte do titular.
Quais serão os impactos da LGPD no mercado imobiliário?
Lidar com dados de clientes, como contas bancárias, endereços e números de documentos, faz parte da rotina de corretores autônomos e imobiliárias, já que é necessário obter essas informações para a compra ou locação de um imóvel.
Mas, independentemente de quais sejam os meios utilizados para a coleta dessas informações, os profissionais do mercado imobiliário vão precisar seguir as diretrizes da Lei para fazê-la. É preciso se adaptar à nova realidade em qualquer situação, até quando os dados são necessário para fechar o contrato, por exemplo.
Sendo assim, o tratamento de dados pessoais por corretores ou imobiliárias devem estar sempre em conformidade com a LGPD para evitar impactos negativos e multas.
Ou seja, cada procedimento que envolva informações de terceiros deve ser devidamente regularizado de acordo com a legislação e, para isso, será necessário adaptar todos os canais e ferramentas usados nesses procedimentos, como site, redes sociais, sistemas de gestão e financeiro, a forma como os dados dos clientes são armazenados, entre outros.
Como fica a segurança da informação e a privacidade para os clientes?
A transparência em relação ao uso de dados é um dos fundamentos da LGPD. Para que ela ocorra, é essencial que os clientes sejam inteirados sobre a utilização das suas informações. Além disso, a empresa fica responsável pela segurança desses dados e a garantia de que eles não serão vazados ou compartilhados sem a devida ciência do titular.
Isso significa que quando o corretor ou a imobiliária for coletar algum dado direcionado para uma transação comercial, por exemplo, as informações não poderão ser reutilizadas para nenhuma outra finalidade, como campanhas ou ações de marketing ligadas a produtos da empresa, muito menos poderão ficar a mercê de qualquer pessoa.
Por fim, vale ressaltar que, para se adequar à LGPD no mercado imobiliário, tanto os corretores quanto as imobiliárias devem adequar suas políticas internas, analisando os direitos de seus clientes para que sejam resguardados e garantindo a sua privacidade.
Assessora de Comunicação: Izabel Mendonça
CRECI –13ª Região/ES
Telefone Comercial: (27) 3314-0066
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