Redimob
Em caso de mais um inquilino no mesmo imóvel, o correto é que apenas quem consta no contrato como locatário declare os aluguéis pagos.
A entrega da declaração do Imposto de Renda ocorre até o fim do mês de abril, mas é importante não deixar para a última hora. Em caso de aluguel, não apenas os locatários, mas inquilinos devem estar atentos aos procedimentos para evitar erros na hora da declaração.
Para os que dividem apartamento com outras pessoas (como amigos), o correto é que apenas quem consta no contrato como locatário declare os aluguéis pagos.
Mas, de acordo com o portal Exame, se o inquilino justamente divide apartamento por não ter renda suficiente para bancar um imóvel sozinho, o ideal é que todos os moradores pagantes constem no contrato como locatários e declarem a parte paga a título de aluguel na sua própria declaração.
Isso porque a Receita pode questionar que sua renda não é suficiente para bancar os valores pagos a titulo de aluguel integralmente, o que lhe obrigaria a provar que o dinheiro lhe foi transferido por outras pessoas que tinham renda própria, afirma a publicação.
Em caso de vários inquilinos morarem em uma “república”, o correto seria fazer com cada membro, um contrato de sublocação e tanto proprietário como fiador devem concordar com a prática.