O que qualquer pessoa que esteja pensando em entrar no mercado imobiliário tem que ter em mente é: “esse tipo de venda é adequado ao meu perfil?”. A venda de imóveis não ocorre a todo instante e demanda uma grande capacidade de espera e, para isso, o corretor deve se planejar, considerando todos os períodos de safra.
Além disso, a apresentação pessoal é sempre um diferencial, como já falamos tantas vezes aqui no nosso site. Estar bem apresentado é essencial para o cliente criar confiança no corretor. Celular disponível, carro com tanque abastecido e disposição para atendimento a qualquer hora também são indispensáveis.
O grande corretor é aquele que tem um leque extenso de conhecimentos, ligado às atividades fora do excritório e antenado nos nichos do mercado. Captar imóveis é a parte do processo em que o profissioinal desenvolve ações no sentido de trazer unidades para a sua carteira de vendas. A criatividade neste momento é importante: você pode ampliar esta tarefa às suas atividades sociais, divugando seu trabalho e conhecendo mais pessoas e empreendimentos.
Depois de captar o negócio, vem a hora de conseguir clientes. Para isso, você deve utilizar das suas melhores ferramentas de divulgação, incluindo-as nas mídias de forma clara, organizada e detalhada. Para ser um corretor de sucesso, é necessária pró-atividade e a busca de clientes em diversos locais, além de distribuir o material de propaganda do escritório.
Por fim, mas não menos importante, é necessário entender e conhecer todos os documentos que estejam relacionados ao imóvel divulgado. Escritura, contrato e compromisso de compra e venda, lei de arras, certidões e matrícula de imóvel… Todos esses são documentos que o corretor precisa saber o passo a passo, os locais de trâmite e, claro, como orientar o cliente da melhor forma possível.