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O corretor de imóveis que planeja a venda prevê as variáveis de risco que poderão surgir durante a negociação e pensa estrategicamente em como contorná-las.
Os consumidores de uma forma geral estão cada vez mais críticos, conscientes dos seus direitos e com acesso facilitado à informação sobre o imóvel que deseja. Com o perfil deste novo cliente, o corretor de imóveis que não se renova quando o assunto é atendimento, tende a perder um possível comprador.
E qual pode ser o diferencial entre os corretores na hora de conquistar o cliente? Planejamento, na visão do consultor e coach, Guilherme Machado.
“Um profissional que planeja não fica indeciso, ele sabe aonde quer chegar e busca pelas melhores ferramentas que o farão alcançar os seus objetivos. Esse profissional diferenciado prevê as variáveis de risco que poderão surgir durante a negociação e pensa estrategicamente em como contorná-las,” ressalta Machado, em seu blog.
Para o especialista, o “vendedor planejador” conhece os seus potenciais e suas limitações e usa essas informações a seu favor. Mas como realizá-lo? “O planejamento requer uma análise do todo, enxergando suas forças e como potencializar as oportunidades, como também as fraquezas e como minimizá-las”, afirma.
Desse modo, é necessário entender que o planejamento é um processo contínuo. “É um ciclo que envolve uma reflexão sobre o que se pretende fazer, aonde se quer chegar, como chegar, quais obstáculos poderão surgir pelo caminho e como contorná-los, como colocar o planejamento em prática e depois avaliar o que foi feito”, afirma.
Avaliar o planejamento é um passo imprescindível. “A partir da avaliação, você analisa o que foi feito, reflete sobre o que pode ser melhorado, define novos objetivos e volta ao início do ciclo buscando a melhoria contínua no seu processo de vendas”.
Planejar não é um exercício fácil. Requer dedicação, envolvimento, motivação, busca por conhecimento e, acima de tudo, o desejo de fazer com que todo esse trabalho dê certo, se comprometendo em cumprir o que for estipulado.
Conheça mais dicas de planejamento no post: A importância do planejamento no processo de vendas: tenha uma visão holística.