Segundo uma recente pesquisa realizada pelo IBOPE, compradores de imóveis que usam a internet passam mais tempo pesquisando por conta própria e usam o tempo do corretor de maneira mais eficiente e produtiva. A necessidade de crescimento fez com que diversas empresas do mercado imobiliário repensassem sua estratégia de marketing e buscassem explorar novas formas de propagar seus produtos. Em tempos de incertezas, investimentos que trazem retornos mensuráveis se tornaram ainda mais importantes e a internet é o meio onde a “mensuração” é o diferencial. “Com uma queda em 2008, o mercado imobiliário está se recuperando do crash mundial e a necessidade de investimento em marketing digital é a enorme concorrência no setor”, diz Gueta Ridzi Kathar, da Homewebbing, agência de marketing digital.
É cada vez mais comum a pesquisa por apartamentos e casas pela web antes da visita pessoal ao local. “Muitas pessoas consultam a internet para colher informações e ver fotos do empreendimento. As pessoas estão sem tempo no seu dia a dia e a internet é a solução ideal neste processo de primeira procura”, complementa Sergio Coelho, diretor da Homewebbing. O investimento das empresas do setor imobiliário em marketing digital é proporcional ao VGV (Valor geral de vendas) e depende de construtora pra construtora. “Cada vez mais as empresas querem investir em soluções de geração de leads, de prospect para possíveis venda”, ressalta Sergio. Em sites de imóveis os itens mais valorizados são: fotos e informações detalhadas, informações sobre vizinhança, mapas e rotas de como chegar ao local.