Já ouviu a frase “os 50 são os novos 30”? As pessoas estão vivendo cada vez mais e com mais qualidade de vida, fazendo com que sejam produtivas por muito mais tempo. Vamos aos fatos:
· Um estudo de Harvard mostrou que a melhor idade para empreender é aos 45 anos.
· Outro estudo patrocinador por fundos de investimento diz que a melhor idade para um empreendedor receber investimento é aos 41 anos.
Vamos traduzir esses números em 7 exemplos reais, de todos os tipos.
1. Steve Jobs criou o iPhone quanto tinha 52 anos. Ele é responsável por quase 70% da receita da Apple.
2. Henri Nestlé fundou a Nestlé também aos 52 anos, depois de criar a farinha láctea para diminuir a desnutrição infantil.
3. John Pemberton criou a Coca-Cola aos 55 anos. Ele testava fórmulas para um xarope que aliviasse dores no estômago.
4. Charles Flint fundou a IBM aos 61 anos e permaneceu na direção da empresa até aos 80 anos.
5. Harland Sanders criou o KFC aos 62 anos. Pouco tempo antes ele havia desistido da vida e escrito uma carta de despedida.
6. Ray Kroc conheceu o McDonalds aos 52 anos. Comprou a empresa e a transformou num negócio gigantesco.
7. Roberto Marinho criou a TV Globo aos 60 anos. Hoje a empresa é um dos maiores grupos de mídia do mundo.
Você pode estar se perguntando: “Mas o Mark Zuckerberg fundou o Facebook aos 22 anos”. Pois é… essas são as exceções à regra. Por conta do impacto causado por algumas empresas fundadas por jovens, cria-se a impressão de que é preciso ser jovem para empreender. O que é uma grande bobagem!
E tem um bom argumento para justificar isso: o que um jovem sabe, em termos de tecnologia, por exemplo, pode levar até 2 anos para uma pessoa de mais idade aprender.
Mas para esse jovem de 20 ter a experiência do adulto de 50, serão necessários 30 anos. Portanto, essa balança se equilibra facilmente.
Agora… uma coisa é certa. Para se manter produtivo e competitivo no mercado de trabalho é preciso aprender coisas novas, o tempo todo.
As habilidades exigidas hoje são diferentes daquelas que foram importantes no passado. Habilidades técnicas e sócioemocionais, em equilíbrio, criam o perfil ideal de profissional. Portanto, não perca mais temo. Em nossa plataforma EAD (Ensino à Distância), o CRECI-ES oferece inúmeros cursos para você se aperfeiçoar e se tornar cada vez mais um corretor de sucesso. Agora é a hora!
Izabel Mendonça
Assessoria de Comunicação