O mercado imobiliário é dinâmico e atualizado. Pensando em atender a todos os públicos, e seguir as tendências, as construtoras tem procurado investir em imóveis voltados às necessidades de moradores com maior experiência de vida, a Terceira Idade, agora também chamados de novos idosos. Durante anos, no segmento residencial, o grande foco das construtoras e imobiliárias, foi o público jovem e principalmente casais, recém-casados ou com filhos. Mas o cenário da sociedade está mudando e surge a necessidade de adaptação.
Com os novos idosos, também há a preocupação com a qualidade de vida e isso pode ser um motivador para que eles procurem um imóvel próprio, para conquistar independência e, estes, precisam ser atraentes.
A tendência é que o crescimento do número de idosos, supere cada vez mais os números em relação à população jovem. Até 2060, a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de que a cada quatro brasileiros um será idoso. Se a atual expectativa de vida é de 72 anos para os homens e 79 para as mulheres, até lá será de 77 para eles e 84 para elas. Essa nova realidade amplia as fronteiras do que se conhece por “terceira idade” e requer novas formas de pensar. Segundo a agência UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas), ligada à ONU, isso não se aplica apenas ao Brasil, mas a todos os países, de maneira geral. Desta forma, com o aumento no número de idosos e a procura por qualidade de vida, surge a importância das construtoras darem uma repaginada.
Entenda as principais mudanças:
As principais mudanças nos projetos estão relacionadas à segurança do morador. Com a idade avançada, a visão e a estabilidade nos passos estão comprometidas, portanto, os pisos não podem ser escorregadios ou apresentar elevações. A iluminação também passa por ajustes, já que excesso de claridade atrapalha a visão, e falta de iluminação é um risco muito grande para tropeços e quedas. Os esforços também devem ser reduzidos e para tanto, as tomadas e interruptores têm a altura ajustada ao alcance dos braços, sem necessidade de levantar ou abaixar. Em um âmbito maior, além de imóveis com projetos adaptados, as construtoras apostam na expansão deste conceito, elaborando condomínios para a terceira idade, aonde os moradores possam viver cercados de vizinhos da mesma faixa de idade e com áreas de lazer feitas especificamente para atendê-los. Mas, estas alterações também podem ser feitas em imóveis prontos, com uma simples reforma, por exemplo.
Quem são os “novos idosos”?
Os novos idosos são indivíduos com mais de 60 anos por definição governamental. Acima dos 60 anos existe a gratuidade no transporte para idoso, preferência nas filas, no atendimento em órgãos públicos e privados como bancos, transporte de qualquer natureza (barco, avião, terra), uso de instalações públicas e privadas coletivas (banheiros de shopping). São pessoas que sabem desta preferencialidade e gratuidade, sabem dos seus direitos, buscam ser felizes no momento presente e questionam politicamente seu papel (sendo política a participação ativa social, e não ligada a um partido ou cargo público exclusivamente). Eles valorizam sua expressão e opinião, dando pouco crédito a críticas ou opiniões de terceiros. Entre as atividades preferidas dos idosos, estão a caminhada na praia ou parques, assistir televisão e viajar. Sete em cada dez deles também gostam de realizar alguma atividade que desafie o cérebro, como a leitura. Inseridos no mundo digital, eles também são o grupo que mais cresce entre os usuários da internet.
Hoje os idosos estão mais conscientes do que querem e precisam. Eles não necessitam que outros validem suas escolhas, a não ser que sejam pessoas relevantes para eles. Um exemplo: eles pensam nos netos (quando existe o vínculo) e daí preferem condomínios com lazer infantil e juvenil para esta necessidade. Seja como for, o que todos eles buscam é praticidade com segurança: isso explica o movimento expressivo de idosos saindo de casas assobradadas (que tem escadas para a parte íntima) para apartamentos menores e mais funcionais, que requerem pequena manutenção de limpeza e higiene. Preferem decoração mais “clean”, com menos objetos que podem atrapalhar (lembranças ficam penduradas nas paredes em quadros com fotografias, ou em caixas que gostam de manusear assim como um bom livro), e prezam por áreas de lazer conjuntas que podem ser dentro dos condomínios ou fora.
Comprar um imóvel não é algo que está na mente apenas de quem está começando a vida agora. Existem diversas motivações que levam um idoso a procurar uma imobiliária para adquirir um imóvel, mesmo depois de aposentado. Como sabemos, cada perfil de cliente tem seus anseios, necessidades e prioridades. A terceira idade é um desses perfis, e também podem ser ótimos clientes para sua empresa. Entender estas diferenças e se preparar para atender cada perfil de cliente que procura um imóvel, é fundamental.
Izabel Mendonça
Assessoria de Comunicação