O Presidente do CRECI-ES, Aurélio Cápua Dallapícula, ministrou uma palestra sobre Laudêmio na última quinta-feira (13). O evento, realizado no auditório do CRECI-SP, possibilitou aos presentes o esclarecimento sobre o tema que ainda gera dúvidas no mercado imobiliário.
O Laudêmio, implementado ainda nos tempos coloniais, é uma taxa federal obrigatória, cobrada nas transações imobiliárias de compra e venda com escritura definitiva dos imóveis localizados em terrenos de Marinha ou área “aforada”. Os terrenos de Marinha compreendem toda a extensão localizada na zona litorânea, inclusive ilhas. O Brasil é o único país no mundo que cobra taxa nos terrenos de Marinha.
Durante o evento, o Presidente Aurélio comentou sobre a taxa nos terrenos de Marinha, as regiões em que o Laudêmio é mais aplicado no país, a diferença entre foro e taxa de ocupação, as propostas de emenda constitucional para a extinção da taxa de Marinha e outros assuntos que o Laudêmio abrange. A palestra completa e as dúvidas apresentadas pelos participantes você encontra aqui.
Palestra sobre Laudêmio – Presidente Aurélio Cápua Dallapícula