A revolução digital trouxe consigo a iminente readaptação dos setores e serviços às novas tecnologias. Para o mercado imobiliário não foi diferente, os recursos digitais se tornaram fortes aliados na prospecção de clientes e na realização de novos negócios. Considerada a maior e mais eficiente vitrine do mundo, a internet possibilitou diversas vantagens para os corretores.
As plataformas imobiliárias digitais já são uma realidade nos Estados Unidos e Europa. No Brasil, elas ainda são promissoras tendências de tecnologia. As vantagens de se posicionar profissionalmente na internet são várias, entre elas estão a flexibilidade do atendimento e o maior alcance do público. O objetivo dos portais é proporcionar ao cliente o encontro de todos os imóveis disponíveis no mercado, por meio de um acesso rápido e prático.
Quem esclarece todas as dúvidas sobre o assunto é o Presidente do CRECI-ES, Aurélio Cápua Dallapícula.
O que é o portal imobiliário e qual a sua importância?
Presidente Aurélio: O portal imobiliário é um local que reúne todas as ofertas imobiliárias, concentrando as boas oportunidades do mercado. No portal, o consumidor pode procurar somente a unidade que lhe interessa, acessando o imóvel que melhor lhe atenda. É preciso ter todo o mercado integrado, para que, quando o consumidor procurar a mercadoria desejada, ele possa encontrar em um só lugar.
O que você espera da inserção dos portais no Brasil?
Presidente Aurélio: Esse modelo é muito comum nos EUA e, aqui no Brasil, vem ganhando cada vez mais força. Uma pesquisa realizada recentemente, revela que 88% dos brasileiros buscam imóveis por meio da internet. Nos EUA, mais de 92% do mercado imobiliário está concentrado nos portais e essa integração funciona muito bem. Vindo para cá e tendo esse apoio do sistema COFECI-CRECI, de fiscalizar e oferecer segurança, a tendência é que tenhamos um mercado mais organizado e seguro àqueles que procuram uma unidade imobiliária. O consumidor vai ter acesso a 100% das mercadorias.
Quais são as vantagens de utilizar o portal?
Presidente Aurélio: As vantagens para todos os envolvidos é que o mercado ficará bem mais organizado, o consumidor não verá a mesma mercadoria com vários profissionais diferentes e os corretores terão um tempo melhor para se dedicar aos seus clientes, definindo qual é a mercadoria que ele deseja, indo ao profissional com o produto previamente selecionado. Além disso, outro benefício será aplicado aos profissionais regulares. Aqueles que efetuarem a divulgação serão pontuados e poderão ter até a isenção da sua anuidade perante o conselho.