Redimob
Só em Bauru, interior paulista, número de corretores já é maior do que médicos.
A profissão de corretor de imóvel já foi apontada como grande promessa no Brasil, principalmente após o boom imobiliário que o país vive desde 2008. O aumento do número de inscritos para a atividade é um indicativo de que muitos profissionais, inclusive de outras áreas e com outras formações, buscam na função a principal fonte de renda.
Segundo dados do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (CRECI-SP), em 2010 o número de inscritos superou 100 mil pessoas. “Atualmente cerca de 78% dos inscritos no Creci-SP têm formação universitária em outras áreas”.
Aumento de profissionais no interior.
No interior do estado de São Paulo, o boom imobiliário também deixou sinais de mudança social. Em Bauru (cidade localizada a 326 km da capital paulista), de 2009 até este ano, o número de corretores aumentou quatro vezes. Hoje, existem mais profissionais do setor imobiliário que médicos na região.
Dados fornecidos pelo CRECI-SP e publicados pelo Portal Jcnet, apontam que, “em 2009, havia 239 profissionais no setor em Bauru. Hoje, quatro anos depois, já são 979 corretores imobiliários”. Ainda de acordo com o portal, “a média durante esse período foi de 185 corretores de imóveis injetados anualmente no mercado de trabalho. Com isso, Bauru passou a ter mais profissionais nesse setor do que outras profissões, como médicos”.
Segundo dados do Conselho Federal dos Corretores de Imóveis, já são mais de 250 mil profissionais registrados no país.