Quero ser avaliador de imóveis. Por onde começar?
Para ser um avaliador de imóveis é preciso manter-se alinhado às exigências do mercado imobiliário, a fim de prestar um serviço de qualidade e verdadeiramente promissor.
Saber os principais fatores que podem influenciar no preço do imóvel é um ponto muito importante para o profissional que faz o meio-campo entre compradores e proprietários. Nesse sentido, tornar-se um avaliador de imóveis é um caminho natural na vida do corretor.
Para que um imóvel tenha seu preço estimado com justiça ao seu estado e localização, ele precisa passar por uma avaliação técnica de um perito no assunto. O corretor de imóveis tem, parcialmente este potencial, porém, para fins legais e precisão na avaliação, é necessária a qualificação na área de avaliação.
Primeiramente, só poderá ser um Avaliador Imobiliário o corretor de imóveis – obviamente com CRECI – que possuir o CNAI (Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários) e para ter este título é necessário o curso superior em Gestão Imobiliária. Também é possível qualificar-se através do CRECI em seu curso de especialização na área.
Sem o CNAI o corretor não poderá emitir, nem cobrar, por uma avaliação técnica do imóvel – uma vez que, de fato, não tem suporte técnico e legal para tal.
O Avaliador Imobiliário terá capacitação para periciar o imóvel em sua estrutura, verificando o estado do imóvel e sua condição de habitação; analisar o mercado para comparar o imóvel em questão com similares na mesma região e assim estimar o valor preciso sem depreciar ou supervalorizar uma unidade em detrimento as outras próximas.
Ao final de sua avaliação, o perito emite laudo técnico com todos os pontos analisados e critérios de avaliação que sustentem, com justiça, o valor em que chegou.
Um corretor de imóveis que também é avaliador imobiliário, terá com isso mais uma fonte de renda e, talvez o mais importante, mais conhecimento e segurança em suas análises quando apresentadas a um cliente comprador ou vendedor. O trabalho como avaliador de imóveis está em expansão. A cada dia cresce a quantidade de clientes que solicita que os corretores avaliem seus imóveis, quer seja por curiosidade ou por necessidade. Por isso, é muito importante estar qualificado para poder emitir um parecer técnico. Pois, com mais informação, sua postura será segura e isto colabora com o despertar de confiança em quem está negociando por seu intermédio.
Izabel Mendonça
Assessoria de Comunicação