Uol
Começa nesta segunda-feira (5) a Operação Nazca, realizada pela delegacia da Receita Federal do Brasil. Em Curitiba, a operação deve obter dados de imóveis construídos em condomínios de luxo da capital paranaense.
De acordo com a Receita, os dados obtidos durante a operação serão agregados a outros obtidos anteriormente, possibilitando a identificação de variação patrimonial, aluguéis não declarados e atuação da fiscalização junto aos incorporadores imobiliários. A ação também identificará imóveis com construção concluída, mas que continuam declarando ao fisco que se trata apenas de um terreno.
Após constatar as irregularidades, a Receita Federal irá mapear os imóveis que poderão ser selecionados para fiscalização e cobrança de tributos devidos.
Operação
Durante a ação, a Receita Federal usará um helicóptero munido de câmeras, a fim de obter imagens que serão confrontadas com os cadastros de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) das Prefeituras, imagens de satélite e informações do banco de dados da Receita.
Segundo a Receita, o reconhecimento aéreo tem se mostrado uma importante arma contra a sonegação. Em nota, a Receita afirmou que operações semelhantes à Nazca, realizadas no interior de São Paulo, resultaram em um incremento na arrecadação previdenciária de até 30%.
Neste primeiro dia de operação estão previstos voos sobre bairros como Campina do Siqueira, Campo Comprido, Ecoville, Santa Felicidade e adjacências.