Em 27 de agosto, é comemorado, o Dia Nacional do Corretor de Imóveis. A profissão, que tem como símbolo um colibri, pode ser considerada uma das mais belas exercidas, pois ajuda as pessoas a realizarem um dos maiores sonhos que é ter a sua casa própria. Uma das carreiras mais promissoras do século XXI e que continua tendo motivos para comemorar, apesar de o mundo enfrentar uma crise sanitária por conta da Pandemia do Corona Vírus. A profissão continua em alta e o número de corretores inscritos nos CRECIs espalhados pelo Brasil não para de crescer. Aqui no Espírito Santo, apenas nos três últimos meses, o Mercado Imobiliário Capixaba teve um incremento de 5 % que se projetado ao ano, chegaremos a um aumento de 20 % de novos Corretores de Imóveis.
A profissão é uma ótima oportunidade para quem deseja se encontrar no mercado de trabalho. No entanto, para isso é preciso disciplina, qualificação e bom relacionamento.
O corretor de imóveis é uma peça fundamental no mercado imobiliário, pois é ele o profissional autorizado e competente para mediar as transações de compra, avaliação, venda ou aluguel de imóveis. De fato, há muitas vantagens em atuar no ramo, como por exemplo: o bom retorno financeiro por meio dos honorários de corretagem, a flexibilidade de horários e a dinamicidade da rotina, entre outras.
“O corretor de imóveis bem preparado sempre foi e continuará a ser indispensável em qualquer transação imobiliária. É ele quem detém conhecimentos específicos quanto às documentações imobiliárias, garantias, agilidade e segurança, evitando assim, incalculáveis prejuízos aos clientes que na maioria das vezes transacionam 1 ou 2 imóveis numa vida inteira. Esses fatores significam lucro aos que contratam o profissional acima de sua remuneração média que é de 6% sobre o valor da venda de um imóvel que pode ser valorizado em mais de 10%, por um trabalho bem feito ou mesmo por desconto na compra, diante do conhecimento do mercado e boa negociação pelo intermédio do corretor”. É o que afirma o presidente reeleito do CRECI-ES Aurélio Cápua Dallapícula.
Para atingir o sucesso profissional é essencial investir no planejamento da carreira, bem como em qualquer profissão. Ninguém se torna corretor de imóveis da noite para o dia. É necessário planejamento a médio prazo e investimento para entrar no ramo. O presidente explica que o mercado tem muitas especificidades e para galgar uma boa atuação na área é imprescindível conhecê-las. O corretor deve estar preparado para estudar muito e se informar ao máximo sobre o ramo e sobre o setor econômico de um modo geral.
Dallapícula conta que “surgem sempre muitas oportunidades e a progressão do sucesso na carreira é geométrica. Um cliente bem atendido poderá gerar dois ou mais novos serviços e por aí vai!” salienta.
Mas, ele também explica que é fundamental gostar do que se faz. “Em toda atividade, em qualquer ramo que for atuar, gostar do que se faz é primordial. Somado a esse importante fator, o Corretor de Imóveis, atualizado, dedicado e comprometido com a realização dos sonhos de seus clientes, e o seu desejo de crescimento, sempre terá sucesso garantido”, afirmou.
Neste mês de agosto, o CRECI-ES está realizando uma campanha virtual intitulada: “Reconhecimento e Valorização do Corretor de Imóveis”. Durante todo o mês, os Corretores de Imóveis terão a oportunidade de participar virtualmente. Cada Corretor, no exercício de seu trabalho, tem enviado uma foto e marcado o CRECIES. Dessa forma, mostramos o reconhecimento da categoria, além de incentivar cada vez mais o crescimento da profissão. As fotos enviadas são postadas nos Stories do Instagram.
O presidente Aurélio Cápua Dallapícula destaca que o objetivo da campanha é “homenagear o profissional, aproveitando o contexto da mensagem para mostrar à sociedade a verdadeira importância da contratação de um corretor de imóveis regularizado no CRECI. São 59 anos de regulamentação profissional e, atualmente os corretores do Espírito Santo têm em seu quadro, 40% de mulheres atuando no mercado imobiliário, o que nos dá muito orgulho da profissão, que tem exigido cada vez mais, capacitação e qualificação dos profissionais que nela adentram”, completou.
Izabel Mendonça
Assessoria de Comunicação