A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2013, apontava 49,2% de solteiros declarados, um crescimento de 3,6% em relação a 2012. Hoje, essa população representa mais de 77 milhões de brasileiros e tem despertado interesse de diversos setores como um novo perfil de consumidor, inclusive no mercado imobiliário.
Pensando em entender o comportamento desse público na hora de buscar um imóvel, o portal de anúncios de imóveis VivaReal realizou uma pesquisa com sua base de usuários. O levantamento foi feito com pessoas que acessaram o portal para comprar ou alugar imóveis durante o último semestre e teve o objetivo de identificar quais são as principais motivações, bem como os fatores mais importantes que influenciam o processo de escolha.
A pesquisa mostrou que o preço ainda é o fator mais importante para quem quer comprar ou alugar (88%), no entanto, a localização é determinante para fechar o negócio. Para 77% dos respondentes a localização do bairro, seguida pela proximidade ao transporte público (68%) são considerados altamente relevantes na hora de escolher um imóvel. A metragem foi o terceiro item mais avaliado por aqueles que pretendem comprar, já para quem vai alugar, a proximidade ao trabalho ou instituição de ensino são mais importantes do que o tamanho do imóvel.
Quando falamos de serviços importantes que o imóvel deve oferecer, em primeiro lugar aparece “Segurança 24h”, relevante para 75% dos entrevistados, seguida por “Possibilidade de ter animais de estimação” com 48%. Serviços Pay Per Use, oferecidos em empreendimentos lançados nos últimos anos para esse público, também apareceram na pesquisa com maior peso para quem mora sozinho, como Faxina (18%) e Serviço de Lavanderia (7%).
“Os serviços pay per use e de lazer têm sido diferenciais dos novos empreendimentos de um quarto ou kitnets lançados recentemente. A importância destes serviços tem aumentado. O serviço de faxina, por exemplo, já é visto com uma importância similar ao da presença de academia e piscina, itens comuns nos empreendimentos há mais tempo.”, completa Rodrigo Iannuzzi, vice-presidente de Marketing do portal.
Fonte: Portal Nacional de Seguros (23/2/15)