SÉRIE: CRECI-ES no 3º Congresso Latinoamericano vai trazer todas as informações sobre o primeiro acordo transnacional de ética do setor imobiliário, que foi firmado em San José na Costa Rica, durante o evento que aconteceu entre os dias 9 a 10 de agosto 2018. Durante o 3º Congresso Latinoamericano foram apresentados os seis pontos chaves do acordo transnacional de ética do setor imobiliário.
Representatividade
O presidente do Creci Espírito Santo, Aurelio Capua Dallapicula, esteve no 3º Congresso Imobiliário Latinoamericano, além de representar o estado do Espírito Santo, o presidente que é padrinho dos JOVENS CORRETORES na AMÉRICA LATINA, fez um pronunciamento aplaudido pelos presentes.
O 3º Congresso Latinoamericano tem como objetivo promover a “ Sinergia real sem fronteiras” e incentivar a realização de relações comerciais e serviços imobiliários entre países membros.
Hoje vamos conhecer o primeiro ponto chave desse acordo!
1º PONTO CHAVE – RESPEITO
Define-se que irão criar um código de conduta único para os profissionais imobiliários respeitando as diferenças culturais e as ideologias econômicas das nações signatárias.
Falar sobre respeito num tempo onde a intolerância tem causado conflitos políticos, religiosos, ideológicos e raciais é um grande desafio, mas ser Corretor(a) de Imóveis é muito mais que fechar um negócio ou ser bem sucedido no mercado, o mais importante é respeitar as diferenças, pois, sem respeito às pessoas não há como manter nenhuma relação interpessoal, compra ou venda. NÃO EXISTE MERCADO! O primeiro ponto apresentado no Congresso é fundamental, pois, será como uma ponte de conexão para estreitar a relação entre os Corretores de Imóveis dos países LatinoAmericano, e essa ponte é o respeito entre os Profissionais. Com respeito e profissionalismo o mercado expande e sem dúvida todos são beneficiados.
Vamos entender o segundo ponto.
2º PONTO CHAVE – ÉTICA
Determina um roteiro básico de ética nas transações imobiliárias. Sem adesão a esses quesitos, nem empresas nem profissionais poderão atuar nos países do bloco.
É importante lembrar que o Corretor de Imóveis e as Imobiliárias tem diversas responsabilidades em uma intermediação, para assegurar isso, temos a Lei 6.530/78, o Decreto 81.871/78, o Código de Ética Profissional e outras Resoluções e Atos que normatizam o exercício da atividade profissional, todo este aparato é para conferir aos clientes do mercado imobiliário tranquilidade quando optarem pelos profissionais devidamente habilitados e apto ao exercício de sua atividade.
O terceiro ponto é essencial, vamos conhecê-lo?!
3º PONTO CHAVE – COMPROMISSO
Os 20 países firmam um compromisso de diálogo e coordenação de trabalho constantes, sob a direção das entidades Cila e NAR.
CILA ( http://www.latamcila.com/ ) tem mais de 70 anos de experiência combinada em negócios globais,possui uma equipe de gerenciamento que auxilia o Corretor de Imóveis nas necessidades corporativas na América Latina.
Entre os objetivos do CILA, estão a de dar aos agentes imobiliários e Corretores o treinamento e as oportunidades de obter uma conexão global, e contribuir para a estruturação e direcionamento do desenvolvimento de mercados e serviços imobiliários.
O grande propósito da Latam CILA é proporcionar ao profissional do setor imobiliário a formação em ética, estatutos, tecnologia, profissionalismo e qualquer outra informação pertinente que seja considerada necessária que proporcione a esses profissionais a oportunidade de atingir o nível de conhecimento e habilidade necessário para servir com competência e profissionalismo.
A NAR ( https://www.nar.realtor/ ) – A National Association of REALTORS® é a maior associação comercial dos EUA, representando 1,3 milhão de membros, incluindo institutos, sociedades e conselhos da NAR, envolvidos em todos os aspectos dos setores imobiliário residencial e comercial. O objetivo principal da Associação Nacional de REALTORS® é ajudar seus membros a se tornarem mais lucrativos e bem-sucedidos.
Assim, 3º ponto do acordo, tem o compromisso e objetivo de promover seminários e congressos sobre ética e levar conhecimentos e experiências adquiridas em outros segmentos da economia para o setor imobiliário.
4º PONTO CHAVE: CAPACITAÇÃO
O quarto ponto do acordo fala sobre a capacitação ética imobiliária.
Neste item destaca-se a necessidade de fortalecer o setor imobiliário direcionando-o à criação de programas de ética e integridade. O Corretor de imóveis que faz a diferença é aquele que busca manter-se atualizado com relação ao perfil do mercado imobiliário e atrás novos conhecimentos com base na ética profissional.
A capacitação profissional está totalmente liga a ideia de cumprir com os principais requisitos da ética profissão, que é reunir informações detalhadas sobre aquisição, venda, locação, avaliação, preço, financiamentos etc.; firmar contrato relativo a sua prestação de serviço; combinar preço e condições da transação; examinar a documentação do imóvel, dando ciência a inquilinos e/ou compradores; agendar visitas ao imóvel, mostrando-o ao cliente; orientar todo cliente que queria investir em imóveis.
Manter-se atualizado sobre o mercado imobiliário ficou mais dinâmico e prático, pois o COFECI-CRECI disponibiliza mensalmente cursos online e gratuitos, e para conhecer basta acessar http://ead.creci.org.br/
O profissional ético e capacitado valoriza a categoria e presta um serviço de qualidade para seus clientes.
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