Folha Vitória
As expectativas para o mercado imobiliário no Espírito Santo para 2012 são as melhores, com crescimento moderado e dois focos de expansão: novas regiões e a diversidade de produtos.
O presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Espírito Santo (Ademi-ES), Juarez Soares, explica que o mercado passa por períodos de crescimento. “Há momentos em que está em expansão e momentos de moderação. A tendência para este ano é a expansão de forma moderada e baseada na busca de novas regiões ou até mesmo municípios, além da diversificação dos empreendimentos oferecidos”.
Segundo o presidente da Ademi-ES esse momento é absolutamente saudável porque a oferta está em equilíbrio com a procura. “Entendemos que a oferta está equiparada à demanda. As empresas estão lançando de acordo com a procura”, avalia.
A diretora da Kemp Engenharia, Rúbia Zanelato, afirma que a construtora tem expectativa de bom volume de vendas. “Tanto é que a Kemp virá com dois lançamentos neste ano”, explica.
De acordo com o diretor da Argo Construtora, Valtair Torezani, para 2012 as perspectivas de crescimento são ainda maiores que as de 2011. “Planejamos lançar aproximadamente oito edifícios. Nossa estratégia é manter o foco na qualidade dos produtos, no compromisso com o cliente e nas entregas rápidas dos imóveis”, diz.
Confira o que os empresários projetam para este ano:
“Atualmente temos cinco empreendimentos em Itaparica e em 2012 lançaremos mais um, o Central Park. Vamos continuar investindo na região. Adquirir um empreendimento em Itaparica é um excelente investimento. Os preços em Itaparica são mais acessíveis do que na Praia da Costa, por exemplo. Porém, futuramente o valor do imóvel será bem maior em virtude da valorização da região”.
Wander Belizário, proprietário da Habitar
“O ano de 2011 foi excelente para a Argo Construtora. Lançamos quatro empreendimentos e alcançamos nossa meta de vendas. Para este ano de 2012 nossas perspectivas de crescimentos são ainda maiores, pois planejamos lançar aproximadamente oito edifícios. Nossa estratégia é manter o foco na qualidade dos produtos, no compromisso com o cliente e nas entregas rápidas dos imóveis. Assim, garantimos que o nosso crescimento seja cada vez mais consolidado e duradouro”.
Valtair Torezani, diretor da Argo Construtora
“Este ano a expectativa da Città Engenharia é aumentar sua fatia de público, alcançando famílias com renda de seis a dez salários mínimos, além das que têm uma renda superior a isso”.
Roberto Puppim, diretor da Città Engenharia
“O Programa Minha Casa, Minha Vida certamente vai continuar aquecido no mercado em 2012. Os recursos existem e é nessa faixa onde há maior parte da demanda. Entre as ofertas que vão fomentar a economia estão os lançamentos populares próximos ao mar, como o Riviera Azul, empreendimento do Inocoopes, em Jacaraípe, Serra.”
Aristóteles Passos Costa, presidente do Inocoopes
Apesar da crise econômica, a Kemp Engenharia está na expectativa de fazer um bom volume de vendas durante todo o 2012, principalmente em eventos como Feirão da Caixa e Salão do Imóvel. Tanto é que a Kemp virá com dois lançamentos neste ano”.
Rúbia Zanelato, diretora da Kemp Engenharia