R7
Com base em dados fornecidos pelas instituições bancárias, serão criados dois indicadores específicos para medir a variação dos preços dos imóveis nas capitais e principais cidades do país. Um dos índices será de responsabilidade da Fundação Getulio Vargas (FGV); e o outro será desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Para o índice a ser criado pela FGV, foi ampliado acordo já existente entre a instituição e a Caixa Econômica Federal (Caixa), com a adesão da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), cujos associados fornecerão as informações necessárias à elaboração do indicador.
Quanto ao IBGE, terá a tarefa de ampliar a abrangência da medição que já executa, denominada Índice de Valorização de Imóveis. O instituto fará pesquisas de mercado e avaliará os estudos que resultarem das informações fornecidas pela Caixa e demais integrantes do Sistema Brasileiro de Crédito e Poupança. Sob coordenação do Ministério da Fazenda, o indicador a ser produzido pelo IBGE será oficialmente adotado pelo governo federal.