Chega ao Brasil um sistema desenvolvido na Austrália capaz de iluminar ambientes fechados com luz natural, sem o uso de energia elétrica e sem ter que abrir janelas. O Solatube capta, transmite e difunde a luz solar para dentro da casa, com autonomia de várias horas.
Para instalar o sistema é preciso fazer uma abertura no teto e deixar parte do equipamento composto por uma cúpula de acrílico para o lado de fora. Esta cúpula é responsável por captar a luz do sol. Um tubo de alumínio altamente refletivo é o responsável por transferir quase 100% da iluminação captada no ambiente exterior para o ambiente interior, e uma lente dissipadora de luz distribui a luz de forma homogênea no ambiente.
Um único Solatube é capaz de iluminar uma área de até 46 m². Para controlar ou mesmo cessar a incidência de luz, o sistema possui um dimmer regulador como acessório opcional. Segundo a Efilux, distribuidora do sistema no Brasil, o Solatube consegue captar, transferir e difundir a luz independente da posição do sol no céu e mesmo em dias nublados. Os raios ultra-violeta são filtrados e a transferência de calor é minimizada.
Fonte: R7