Imóvel Class
Os olhos do mundo estão voltados para cada startup que nasce. Apontada para elas está a grande aposta da inovação para o futuro da sociedade em vários segmentos, especialmente os processos pelos quais consumimos produtos e utilizamos serviços – de alimentos a cultura, de viagens a imóveis.
O Urby – www.urby.com.br –, startup brasileira selecionada para participar de um dos maiores eventos de startups no mundo, o Apha Web Summit, apresentará na Irlanda sua ferramenta online de busca de imóveis cuja proposta é oferecer uma melhor experiência para os usuários. A proposta da empresa vai ao encontro do índice que aponta que cerca de 60% do processo de compra de imóveis passa principalmente por ferramentas oferecidas na internet, segundo Google Brasil.
De olho na tendência de aumento destes números, e para se diferenciar do que já existe no mercado, a ideia do Urby é oferecer uma experiência de busca diferente para o usuário. “A maioria das soluções atuais se preocupam apenas em agregar imóveis e disponibiliza-los, geralmente em uma interface via lista, com filtros padrões e não muito amigáveis”, afirma Alain Banfi, um dos idealizadores da startup.
O Urby que participará deste grande encontro mundial, que acontece nos dias 30 e 31 de outubro, tem apenas dois anos, mas a experiência começou há mais de cinco anos atrás em Estocolmo, conta Alain.
– Estava em Estocolmo onde conheci o presidente de uma ferramenta de busca sueca que estava querendo abrir operações no Brasil. Aceitei o convite deles e passei quase um ano aqui tentando ajustar a plataforma escandinava para o Brasil, mas as características do mercado local se mostraram muito particulares, como se pode imaginar. Para resolver o problema, fui atrás de especialistas do mercado imobiliário e de mineração de dados e – ao mesmo tempo em que a empresa estrangeira decidiu por não entrar no país – nós juntos fundávamos uma empresa de busca e padronização de dados imobiliários com tecnologia própria. Esta empresa foi precursora do Urby e alguns dos sócios originais nos juntamos então, com outros profissionais e um grupo de investidores, para fundar o Urby.
Para o mercado imobiliário brasileiro, que passou pela experiência de um crescimento acelerado em curto tempo, ter uma empresa ligada ao setor presente em um evento deste porte, é o reflexo da potencialidade do país e especialmente de empreendedores locais que pensam em formas de facilitar a vida de quem busca imóvel dentre uma chuva de ofertas.
Quem navegar pelo Urby – www.urby.com.br – vai notar grandes diferenças, especialmente focadas para a oferta de informações sobre valor médio dos imóveis, do metro quadrado, e as unidades disponíveis já apresentadas no mapa. “Nós já nascemos com o intuito de oferecer a melhor experiência de busca, não apenas com features e filtros com navegação intuitiva, mas tentando sempre entender o que mais ajudaria a encontrar um imóvel e a tomar uma decisão bem fundamentada. Todas nossas ideias fluem deste pensamento, e das novas tendência e possibilidades disponíveis na web”, destaca Banfi.
– Nós queremos ajudar com todos os fatores, queremos trazer contexto à busca de imóveis, e dar aos usuários as ferramentas necessárias para lidar com os desafios existentes neste processo.
Para Alpha Web Summit, o Urby está levando a perspectiva de gerar negócios futuros e formar parcerias, além de compartilhar o trabalho brasileiro com o mundo. Alain se mostra feliz com a oportunidade:
– Primeiro pelo aprendizado e mindset, estamos sempre aprendendo sobre as ultimas tendências da web, novas possibilidades tecnológicas e exemplos de empresas que trouxeram soluções inovadoras e de grande valor para usuários. Muitas destas empresas e empreendedores estarão lá, e tanto as palestras quanto conversas às quais teremos acesso são muito promissoras. O segundo é o networking, temos interesse em uma próxima rodada de investimento para expandir nossas operações e trazer mais usuários. Ter sido selecionado para expor em um evento com mais de 400 investidores de tecnologia e mídia especializada de todo o mundo é uma grande vitrine para o Urby.
Cerca de 5 mil startups foram inscritas, 500 selecionadas, mas apenas 150 com foram convidadas para ter stand no evento, dentre elas apenas 16 são brasileiras.
Quando voltarem ao Brasil, já com a experiência do encontro, as metas já estão postas, “queremos chegar a três milhões de usuários únicos dentro de 18 meses – este é o numero atual de usuários para os maiores buscadores do mercado – mas as possibilidades para o futuro do Urby são bem maiores.” E o foco é na qualidade, segundo o empreendedor
– Os maiores buscadores recentemente apresentaram um numero de 500 mil imóveis, o que é aproximadamente o tamanho de nosso banco de dados. Tínhamos o maior banco um tempo atrás (em número de anúncios) e vamos voltar a ter, mas este não é nosso principal foco agora, estamos muito mais voltados à qualidade.