A oportunidade de viver no apartamento dos seus sonhos e depois comprá-lo com todo o valor do aluguel descontado na compra.
A máxima “quem casa quer casa” continua certeira. Mesmo em tempos de crise, jovens casais sonham com um lar – o lugar perfeito para começar uma nova família. No Brasil, cerca de 1,1 milhão de pessoas se casam anualmente, segundo dados do IBGE. Pensando em quem busca um imóvel para chamar de seu, diversas imobiliárias estão aderindo ao Test Home, uma espécie de “test-drive” para apartamentos, em que os interessados podem alugar por até um ano o imóvel desejado. Após esse período, se os moradores se decidirem pela compra, o valor total do aluguel é descontado da entrada. A compra de um imóvel geralmente é a maior e mais importante aquisição de uma família. A decisão é difícil mesmo, e o Test Home pode ajudar muito nesse processo, modificando a forma tradicional de comprar e vender imóveis.
O Test Drive Home melhora a satisfação com a compra
Pesquisas mostram muitas coisas interessantes sobre o test drive. Uma delas é que ele modifica o desejo do consumidor. Em um artigo publicado, na revista científica Journal of Consumer Research, as pesquisadoras Rebecca W. Hamilton e Debora Viana Thompson mostraram que, depois de experimentar um produto, o consumidor passa a pensar mais concretamente, e opta pelo item mais fácil de usar.
O test drive também é usado porque aumenta a chance de o consumidor comprar o produto. Quando tocamos em alguma coisa e passamos bastante tempo com ela, aumentam as chances de nos sentirmos “donos” do objeto. Separar-se do item, portanto, é psicologicamente encarado como uma perda, este é o grande segredo do test drive.
A partir de agora, quem se interessar poderá viver com tantas facilidades à sua volta e experimentar o apartamento antes mesmo de comprar.
O Test Drive Home se compara ao mesmo test drive de um veículo, ou seja, o possível comprador experimenta e se gostar, compra depois. Ao optar por este modelo, em se tratando de um imóvel, o futuro proprietário vai se mudar para a unidade desejada, decorá-la ao seu gosto e viver no apartamento por até 30 meses. Durante este período é pago um valor de aluguel e ao final do contrato, se o apartamento conquistar o coração da família, pode ser feita a opção de compra do imóvel. E, além da decisão de ficar ou não com o apartamento, o comprador ainda tem a vantagem de o valor pago durante o período de locação ser descontado do valor de compra do imóvel.
Essa vantagem é também uma excelente oportunidade para aqueles que sonham em sair do aluguel, mas não tem disponibilidade para pagar a entrada de um imóvel. Essa modalidade faz com que o cliente não jogue o “dinheiro pela janela”, já que o valor pago será recuperado na hora do fechamento da compra.
A diferença desta nova modalidade é que no modelo tradicional de aluguel, o cliente mora e não tem como reaver o que gastou no imóvel. Já nesse novo modelo, ele vai poder morar, pagar o seu aluguel e em seis, oito, doze meses, ou de acordo com o modelo de contrato assinado, o locatário terá o montante pago até então, abatido no valor do bem que ele está adquirindo.
Izabel Mendonça
Assessoria de Comunicação