São muitas as dúvidas na hora de vender um imóvel, mas entre elas se destaca uma de grande importância para o sucesso da negociação. Qual será o corretor ou a imobiliária que intermediará essa venda?
Muitos proprietários acreditam que a melhor forma de vender um imóvel é repassar a autorização de venda para o maior número de corretores e imobiliárias. Porém, um imóvel anunciado em vários sites e por vários corretores diferentes pode demonstrar aflição por parte do proprietário e, em consequência disso, acabam desvalorizando.
Outro problema é quando um interessado visita o imóvel por uma imobiliária, mas só decide fazer a compra no futuro, com outra imobiliária que também está divulgando aquele imóvel. Neste caso, o primeiro corretor, que fez o registro do cliente, tem o mesmo direito à remuneração pela venda que o segundo corretor. Além disso, existe o perigo de entregar as chaves aos visitantes. É importante ter o cadastro de quem faz as visitas, e quando se escolhe várias imobiliárias, fica mais difícil responsabilizar uma delas por algo que eventualmente ocorra.
Por essas questões tão relevantes, vale destacar que quando um único corretor intermedeia uma venda, todos os envolvidos saem ganhando. Com a escolha de seu corretor de confiança as situações citadas serão evitadas e ele atuará com mais precisão na negociação. Quando o profissional possui em suas mãos a única autorização para a venda de um imóvel, ele investe mais na divulgação, pois sabe que somente ele terá a função de vender aquele imóvel.
Alguns dos investimentos por parte do corretor são:
- Tempo – Para assimilar todos os detalhes e diferenciais possíveis do imóvel.
- Análise do ambiente para Home Stage – Ele prepara o imóvel para fazer uma sessão fotográfica com finalidade imobiliária, ou seja, com melhores ângulos; claridade adequada; análise de detalhes que podem tornar o imóvel “único”.
- Criação da Melhor Descrição – com palavras-chave para o leitor “sentir o imóvel”.
- Investimento Financeiro em:
- Publicação em Portais Imobiliários
- Placas
- Folders
- Revistas
- Redes Sociais
Os benefícios dessa escolha abrangem todos os envolvidos, inclusive o comprador, pois ele terá a comodidade de saber que o imóvel que vai visitar por uma determinada imobiliária não é o mesmo que já visitou por outra. Para o corretor é mais seguro, visto que terá garantido seus honorários quando aquele imóvel for negociado. Além disso, ele poderá realizar um trabalho personalizado para aquele cliente.
Portanto, a campanha “Um Profissional é TUDO!” tenta alertar a todos sobre as vantagens da negociação com um único corretor ou imobiliária de confiança, e procura conscientizar a população sobre os riscos e desvantagens da divulgação por vários intermediários. Essa parceria que envolve corretores, clientes e proprietários demonstra que o sucesso pode sim fazer parte da vida de todos os envolvidos nessa negociação, se as escolhas forem bem-feitas desde o início.
Autorização para divulgação – Lei Nº 6530/78 – Clique aqui.
Modelo de autorização escrita com arbitragem – Clique aqui.
Modelo de autorização escrita sem arbitragem – Clique aqui.