Com o mercado imobiliário aquecido, muitos corretores têm investido pesado em seu marketing pessoal e em seus negócios. Para quem é autônomo e deseja competir com outros profissionais do ramo, uma dica excelente e que pode ajudar a alavancar as vendas é ter um site de imóveis. Normalmente, as corretoras é que são proprietárias da maioria dos sites desse setor, mas a cada dia mais corretores têm feito o mesmo de forma independente. – Veja aqui como criar o seu Site
Não importa se você é empresa ou não, existem algumas regras básicas que todo mundo precisa seguir para garantir o melhor atendimento ao cliente e o sucesso do site. É claro que, em primeiro lugar vem o planejamento e o layout. Quem pretende alcançar o público alvo pela web sabe que a aparência e a usabilidade são itens essenciais. Para isso, a sugestão é contratar uma ferramenta simples de criação de sites para depois estabelecer o conteúdo que será publicado. Nesse ponto você deve focar bastante atenção.
Descubra a seguir quais informações não devem faltar na sua página:
Divisão por categorias
Se você trabalha com vendas e locação, insira no menu principal uma divisão clara por categorias, como por exemplo: locação, venda, temporada. Isso facilita a visualização para o cliente e mantém as coisas organizadas.
Descrição completa e detalhada
Outro item fundamental é a descrição de cada imóvel disponível. É desejável que o site estabeleça uma descrição padrão para todas as ofertas. Para fazer isso, determine quais são as informações que você pretende que estejam em destaque, aquelas que geralmente aparecem ao lado das fotos e que podem ser:
Tipo (casa, apartamento, sala, etc.)
Área total construída
Área útil
Número de quartos
Número de suítes
Banheiros
Vaga de garagem (sim ou não)
Logo abaixo desses itens principais, deve haver um pequeno resumo do restante do imóvel. É importante que o texto seja bem escrito e que ajude a criar interesse no leitor. Seja o mais detalhista possível, mencione o número dos demais aposentos, informe se há ou não dependência de empregada, enfim, tudo o que o cliente precisa saber antes da visita para ter certeza de que está interessado em ver pessoalmente. Muitos sites se esquecem de mencionar a posição do sol, se o espaço é arejado, e o estado real da construção (se está novo ou se precisa de reformas). Ser honesto nunca decepciona, o contrário sim.
Fotos de qualidade
Esse costuma ser o calcanhar de Aquiles da maioria dos sites de imóveis. Por algum motivo, as fotos são muito ruins, de baixa qualidade, e quase nunca refletem a realidade. Para sair desse padrão você terá algumas opções: fazer um curso rápido para entender os pontos principais para se tirar uma boa foto de ambiente (e investir num bom equipamento), contratar o serviço de terceiros sempre que necessário ou tirar você mesmo. Seja qual for sua escolha concentre-se em garantir que as fotos mostrem ao máximo possível o ambiente e que valorizem seus pontos positivos. Se for fazer você mesmo as fotos, com seu dispositivo móvel, veja estas dicas.
Mecanismo de busca otimizada
É normal os sites contarem com um buscador simples, mas para se diferenciar, você precisa dar ao cliente opções otimizadas de procura. E isso é feito por meio de filtros que o desenvolvedor pode adicionar, como:
Finalidade (alugar ou comprar)
Tipo (apartamento, casa padrão, casa de vila, etc.)
Localidade (cidade, bairro)
Dormitórios (1, 2 3 ou mais)
Valor (por faixa de preço)
Dessa maneira você ajuda o interessado a encontrar apenas aquilo que ele procura.
Opções de contato rápido
Por fim, mas não menos importantes, estão as opções de contato. Se você deseja ser encontrado então facilite. Coloque à disposição do seu público, pelo menos duas das seguintes opções:
Telefone
E-mail
Chat do site
Aplicativo de mensagens instantâneas via celular
Fonte: Tecimob / Publicidade Imobiliária