Redimob
As novas possibilidades utilizam recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS)
No primeiro trimestre deste ano os números apontam uma queda de 1,9% na venda de cimento no Brasil, em relação ao mesmo período do ano passado. Só em março houve um recuo de 8,3%. Os dados foram divulgados ontem (10), pelo Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (Snic).
De acordo com o portal EM, “As vendas no primeiro trimestre de 2013 totalizaram 16,1 milhões de toneladas, recuo de 1,9% em relação a igual período do ano passado. Na avaliação do sindicato, o dado confirma a tendência de desaceleração na comercialização de cimento”.
Desaceleração do setor
No mês de março, a venda do material totalizou 5,48 milhões de toneladas. Em comunicado ao portal R7, José Otávio Carvalho, presidente do Snic, informou que o resultado não foi uma surpresa, já que era esperada uma diminuição de venda devido a desaceleração do setor. “Temos tido uma queda progressiva na taxa de crescimento trimestral, o que representa uma tendência de desaceleração da taxa de crescimento no consumo de cimento”.
Ao mesmo portal, Carvalho complementou “As quedas chamam atenção sim, mas na média por dia útil, as vendas de março caíram apenas 0,2% e no trimestre houve alta de 2,6%”. Nos 12 meses que antecederam março de 2013 as vendas acumuladas atingiram 68 milhões de toneladas, um aumento de 3,3% em relação ao período anterior.
De acordo com o portal R7, “Nas regiões Sudeste e Sul, as vendas caíram em relação a março de 2012 10,6% e 10,4%, respectivamente. Já no Centro-Oeste o recuo foi de 7,7% e no Nordeste, de 5,1 por cento. Os dados regionais são de venda por origem e não se referem ao consumo das regiões”.