Infomoney
Dado é referente ao mês de abril; na comparação com o mesmo período do ano passado, as vendas aumentaram 2%
As vendas do varejo de material de construção fecharam o mês de maio com queda de 5%, na comparação com abril.
Na comparação com o mesmo mês do ano passado, as vendas apresentaram alta de 2%. Os dados fazem parte de levantamento realizado pela Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção) divulgado nesta quinta-feira (6).
O presidente da Anamaco, Cláudio Conz, explica que uma das causas da queda de desempenho do setor é a diminuição do otimismo com relação ao Governo é a baixa oferta de crédito.
“O Banco do Brasil lançou um ambicioso programa de crédito no final do ano passado, mas ainda não consegui aplicar os R$ 10 bilhões disponíveis. Fora isso, a Caixa Econômica Federal também vem perdendo terreno com o Construcard, por liberar a linha de financiamento para o consumidor e depois voltar atrás, cancelando a operação com as lojas quando o tomador fica inadimplente. Esta ação equivocada do banco está ocasionando uma diminuição no número de lojas que operam a linha Construcard.”
Desempenho anual
No acumulado do ano, os dados indicam que mesmo com a retração registrada em maio, o desempenho do setor nos primeiros cinco meses do ano está 3% acima do registrado no ano passado. “Nos últimos 12 meses registramos um crescimento 3,5% superior”, revela Conz.
Segundo expectativa da entidade, o setor de material de construção deve crescer 6,5% sobre 2012, quando registrou um faturamento de R$ 55 bilhões.