R7
As vendas de materiais de construção subiram 9,3 por cento em setembro ante mesmo período de 2012, informou nesta quinta-feira a associação que representa a indústria no país, Abramat.
Na comparação com agosto, as vendas caíram 2,2 por cento. Já no acumulado dos primeiros nove meses do ano, o avanço foi de 4,3 por cento.
Apesar do resultado ter ficado acima da última previsão da entidade para o crescimento anual, de 4 por cento, o presidente da Abramat, Walter Cover, disse que atingir a expectativa “dependerá da ampliação dos estímulos do governo para o setor da construção civil”.
Em nota, Cover também citou a manutenção dos níveis de emprego, renda e crédito, e a aceleração do ritmo das obras de infraestrutura como fatores importantes para a venda de materiais de construção.
Assim como vem ocorrendo nos últimos meses, a venda dos materiais de acabamento em setembro subiu em ritmo mais forte do que a comercialização de itens básicos.
O faturamento deflacionado do segmento subiu 12,2 por cento sobre igual mês de 2012, com queda de 0,2 por cento sobre agosto. Os materiais básicos, por sua vez, subiram 7,1 por cento em relação a setembro passado e recuaram 3,6 por cento ante o mês imediatamente anterior.
A Abramat acrescentou que, no ano a ano, o nível de emprego na indústria de materiais de construção recuou 2,1 por cento em setembro, e 0,8 por cento na comparação com agosto.