As vendas de material de construção no varejo aumentaram 9,6% entre janeiro e julho na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo um estudo feito Ibope Inteligência, divulgado nesta quarta-feira (11) pela Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção).
Com o resultado, o setor fica mais próximo da meta da entidade de crescimento para 2010, que é de 11%. No ano passado, o setor teve faturamento recorde de R$ 45,04 bilhões.
No mês de julho, as vendas de material cresceram 4% na comparação com junho, e 8,5% na comparação com julho de 2009. Na avaliação da Anamaco, o desempenho das lojas polarizou o comércio no mês passado, apesar de ter ficado abaixo das estimativas das lojas.
Em nota, o presidente da entidade, Cláudio Elias Conz, lembra que, no mês de junho, o setor registrou um desempenho abaixo do esperado em razão dos jogos da Copa do Mundo, mas agora já se observa uma pequena melhora.
– Ao mesmo tempo, as expectativas para agosto são muito otimistas.
Conz cita que, segunda a pesquisa, 68% das lojas acreditam que as vendas vão crescer entre 10% e 20% em volume.
O dirigente destaca que os números ficaram aquém das expectativas dos lojistas, mas revelam também que o processo de recuperação já foi iniciado. Em junho, as vendas recuaram 5,5% na relação com maio, o que marcou a primeira queda em 15 meses.
Em nota, a entidade afirma que o mercado permanece aquecido, com a manutenção da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) até o final de dezembro, possibilitando aos consumidores planejarem suas obras, além de toda a movimentação dos programas habitacionais e das obras para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
Fonte: Folha Vitória