Capixabão
Vitória e Vila Velha estão na lista das cidades com maior percentual da população pertencendo à elite econômica. Os dados fazem parte da pesquisa “Os Emergentes dos Emergentes: Reflexões Globais e Ações Locais para a Nova Classe Média Brasileira” divulgada pela Fundação Getúlio Vargas nesta semana.
O estudo apontou que 26,9% da população de Vitória pertence à classe A, com renda domiciliar total de mais R$ 6745. No município de Vila Velha, 15,01% dos moradores fazem parte da elite econômica.
Com os resultados a capital do Estado aparece em terceiro lugar na lista dos municípios com maior percentual da população na classe A; Vila Velha surge em 23º na lsita liderada por Niterói, que tem 30,7% de seus moradores no topo da pirâmide financeira.
Melhor entre os Brics
Os resultados levantados na pesquisa deram ao Brasil os melhores indicadores de redução das desigualdades sociais, se comparado aos de países dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
A pesquisa mostrou também que, no Brasil, houve redução significativa da população das classes D e E. Além disso, também houve aumento maior da renda das camadas mais pobres se comparada ao crescimento da renda dos 10% mais ricos.