As modas vem e vão. Elas são criadas, usadas a exaustão e, depois de um tempo, simplesmente são esquecidas na “gaveta”. Só que neste caso, talvez, tudo isso não se aplique. Afinal, ser cringe no mercado imobiliário não é só mais uma moda.
O termo, sim, pode estar na moda. Mas o que ele significa, pode caber um boa reflexão sobre como você se comporta no mercado imobiliário de uma maneira geral.
Ser cringe no mercado imobiliário é, basicamente, fazer aquelas coisas que já não estão mais trazendo resultados para a sua imobiliária ou para o seu negócio imobiliário.
Veja alguns exemplos práticos do que é ser cringe no mercado imobiliário:
- Criar anúncios imobiliários sem fotos (ou com fotos ruins);
- Cadastrar vários imóveis repetidos em portais imobiliários;
- Divulgar somente em veículos analógicos (como jornais impressos, outdoors ou revistas);
- Fazer divulgação por telefone de modo frio e avulso;
- Comprar lista de e-mails para disparar anúncios imobiliários em massa;
- Manter-se de fora das redes sociais;
Criar anúncios imobiliários sem fotos (ou com fotos ruins)
Se tem uma coisa que faz toda a diferença na hora de vender um imóvel, é tirar boas fotos dele. Afinal, a foto é uma das maneiras mais simples e práticas de fazer com que um cliente ou potencial cliente esteja, de fato, “dentro” do imóvel, mesmo de longe. Fotos vendem muito.
Por isso, se você não tiver fotos boas em seus imóveis, pode ser que esteja perdendo boas oportunidades no mercado, uma vez que as pessoas sempre vão preferir visitar aqueles imóveis que chamam mais atenção. E se você sequer coloca fotos em seus imóveis, esperando que alguém entre em contato para “saber mais”, o problema é ainda maior.
Neste caso, estará perdendo oportunidades muito grandes frente a concorrência, uma vez que um imóvel sem foto no portal ou site imobiliário é, na verdade, apenas um link com um título. Ou seja: é cringe.
Tá, e como não ser cringe nestes casos? Veja algumas dicas abaixo.
Como não ser cringe
As fotos vendem e são importantes. No entanto, simplesmente colocar qualquer foto do imóvel, também não é a melhor alternativa de todas. Afinal, fotos ruins também são cringe.
Então, estude sobre como tirar boas fotos de imóveis. Aprenda técnicas de iluminação e ângulos. Invista tempo e recursos nisso, porque na internet, quanto mais fotos bonitas você tiver, mais irá vender.
Uma dica? Em nossa plataforma EAD, existe o curso de Fotografia Imobiliária, que inclusive é gratuito.
Cadastrar vários imóveis repetidos em portais imobiliários
Algumas atividades do dia-a-dia podem ser cansativas e repetitivas, como é o caso do cadastro de imóveis. Muito embora seja uma tarefa mecânica, é algo fundamental para que tudo funcione e dê certo na sua imobiliária e, portanto, cadastrar imóveis repetidos não é uma boa ideia. Muito embora isto pareça algo banal, saiba que é fundamental manter um tipo de organização padronizada na hora de cadastrar imóveis no seu site imobiliário ou portais. Além de ajudar na organização interna da imobiliária, ajuda demais na hora de construir credibilidade e confiança com seus potenciais clientes. Afinal, um potencial cliente que enxerga desorganização no site ou nos imóveis, certamente ficará com “um pé atrás” com a sua imobiliária. E isto é bem ruim para o sucesso no longo prazo.
Divulgar somente em veículos analógicos (como jornais impressos, outdoors ou revistas)
Muito embora estes veículos tenham a sua importância dentro de uma estratégia de marketing bem elaborada, é importante expandir os horizontes e entender a realidade do mundo atual.
Ou seja, é cringe se manter em estratégias antigas que antes já deram certo. Mas que agora, devem ser apenas um complemento de uma estratégia maior.
Como é o caso dos anúncios em outdoors, jornais e revistas impressas. Com o surgimento da internet e mídias sociais, hoje em dia, anunciar imóveis se tornou algo muito mais barato, otimizado e simples.
Sim, os veículos tradicionais ainda são importantes. Mas não se pode focar somente neles. É preciso ir além. Expandir e entender como o consumidor imobiliário se comporta hoje em dia.
Como não ser cringe
Para não ser cringe no mercado imobiliário do ponto de vista de divulgação, você vai precisar estar nas mídias sociais.
E não só para fazer postagens ou publicar seus imóveis. Mas também, para fazer anúncios online.
Sim, os anúncios online, tanto em Facebook quanto Google, tendem a ser muito assertivos em uma estratégia de marketing. Afinal, você consegue criar segmentações fantásticas e, assim, atingir praticamente qualquer pessoa da sua cidade ou estado. Por exemplo, se você vende imóveis de luxo e busca somente pessoas interessadas nele, poderá encontrá-las através das segmentações das redes sociais, estipulando faixa de idade, interesses e demais comportamentos. A partir disso, poderá criar novas segmentações baseadas em interesses semelhantes e, assim, construir uma audiência extremamente qualificada no assunto.
Fazer divulgação por telefone de modo frio e avulso
Ligar para os prospectos ou clientes não necessariamente é uma prática cringe no mercado imobiliário. O grande problema nesta ação, está na forma como as ligações são feitas e especialmente para quem elas são feitas. Por exemplo, ligar para pessoas que não tenham nada a ver com o seu público-alvo, pode ser uma grande desvantagem frente a concorrência. Afinal, você estará perdendo tempo e dinheiro fazendo isso.
Ligar para uma lista “fria” de pessoas, de modo a tentar a sorte, não é uma boa estratégia e passa longe das boas práticas de marketing imobiliário. Hoje, já existem técnicas muito mais assertivas e viáveis.
Então, veja como não ser cringe para este tipo de ação.
Comprar lista de e-mails para disparar anúncios imobiliários em massa
Quer uma atitude muito cringe no mercado imobiliário? Aqui está: comprar listas de e-mails ou contatos para fazer anúncios em massa.
Este tipo de decisão é bastante prejudicial, inclusive, para a imagem da sua imobiliária ou para a sua imagem pessoal, caso seja um corretor autônomo.
Afinal, imagine você, verificando a sua caixa de entrada no e-mail e, de repente, recebe um e-mail totalmente invasivo, sobre algum lançamento imobiliário.
Além de ser desagradável, acaba sendo invasão de privacidade, pois você nunca deu autorização para o emissor enviar este e-mail. E se houver uma assinatura ou logotipo ao fim da mensagem, haverá um desgaste de marca muito grande – o que é péssimo para o branding da sua marca.
Não envie e-mails para listas frias e compradas. Isto não trará bons resultados.