Você já ouviu falar do colibri? Não? E que tal “beija-flor”? Sim, os dois nomes referem-se ao mesmo pássaro, que é o símbolo do Corretor de Imóvel.
Este símbolo foi aprovado por unanimidade durante a realização da XVII Seção Plenária do COFECI (Porto Alegre, 1981) pelos conselheiros, para representar a classe dos corretores de imóveis.
Mas porque este pássaro foi o escolhido para representar o corretor de imóveis?
Um pouquinho da história do Beija-flor
Muita gente não sabe, mas além de bonito e ágil, por trás da aparência delicada do colibri está um papel super importante na natureza. O beija-flor intermedia diversos processos. São as principais aves polinizadoras exclusivas das Américas. De todos os polinizadores são os únicos vetores entre populações vegetais distantes funcionando como um correio genético. Têm uma extraordinária mobilidade de voo, com asas especiais, chegando em algumas espécies até a 90 vibrações por segundo. Tal hiperatividade permite-lhes ir de flor em flor, a direita e a esquerda, rapidamente sugando o néctar das orquídeas, bromélias, jambos, ingás, entre cipós, espinhos e galhos rapidamente. Chegam a uma velocidade de 60 km/hora. https://www.augustoruschi.com.br/beija-flores.html
Para manterem esse ritmo, necessitam alimentar-se de néctar das flores. São os únicos pássaros a voar para trás e em movimento helicoidal. Seu coração bate a um ritmo de 2000 vibrações por minuto. A temperatura corporal é de 42ºC, mas a noite quando descansam cai para 35ºC ou menos, e entram em hibernação. Suas cores são reflexos da luz.
Augusto Ruschi, orgulho dos capixabas, natural do município de Santa Teresa, foi o cientista pioneiro do mundo, a estudar o comportamento desta espécie e graças às suas pesquisas e observações intensas da natureza, não apenas no Brasil, mas também nos países das Américas, conseguiu observar na natureza 754 das 757 espécies que existem, descrevendo com precisão o comportamento de todas as espécies brasileiras. Sua obra é de gênio e figura como pioneiro em diversas áreas da ciência ambiental, aparecendo como um dos primeiros na luta ambientalista, desde 1937, alertando para o desmatamento, a desertificação e a seca.
O Colibri e o Corretor de Imóveis
De flor em flor à procura de néctar, o colibri acaba fazendo a polinização necessária para transformar a flor em fruto. Da mesma forma, o corretor de imóveis faz a intermediação entre as fases de compra e venda de imóveis. Dessa forma, colabora para proporcionar mais conforto e segurança.
Por outro lado, o Beij-Flor/Colibri, não invade a caola da flor, e também não pousa em suas pétalas. Ele retira apenas o néctar necessário para a sua sobrevivência, ao mesmo tempo em que cria a oportunidade do nascimento de um novo fruto.
De imóvel em imóvel, o corretor também ajuda a semear novos lares, a concretizar novos sonhos. O profissional colabora para o crescimento da sociedade.
O bom profissional sabe que a felicidade de seus clientes deve ser seu o principal objetivo. De segunda a sexta-feira ou nos finais de semana e feriados, muitas vezes sem férias ou descanso, ele adapta o seu tempo ao tempo de seu cliente.
Pela busca incansável por novas oportunidades, ele visa oferecer sempre o melhor negócio, proporcionando às famílias a possibilidade de conquistar qualidade de vida.
Da mesma forma que o colibri, o corretor de Imóveis trava uma luta diária pela sobrevivência, através do melhor serviço prestado com amor e dedicação, gera frutos: a busca pelo melhor atendimento e a criação de diferenciais que gerem a felicidade e a fidelização do cliente.
Curiosidade:
1-A foto que abre esta matéria, fica no Parque Pedra da Cebola, na capital do Espírito Santo. Tem o nome de O Beijo, e retrata o cientista Augusto Ruschi recebendo um beijo do Beija-Flor. Foi um presente da prefeitura de Santa Teresa para a capital do Espírito Santo
2-O Espírito Santo só perde em número de espécies para o Amazonas e Minas Gerais, que têm uma área muito maior. Nossa riqueza de habitats e ecossistemas é o que possibilita esta riqueza de concentração de espécies tão grande.
Mais informações sobre o mercado imobiliário em nossa página no Facebook ou no Instagram @crecies.
Izabel Mendonça
Assessoria de Comunicação do CRECI/ES