O perfil do consumidor mudou. Independentemente do segmento de mercado, o cliente atual não se comporta da mesma forma que há décadas atrás, resultado do fácil acesso à informação que a internet proporciona para os usuários. Por este motivo empresas, corretores e outros agentes do mercado imobiliário estão evoluindo para entender os novos perfis do consumidor, e se adaptando ao novo momento afim de corresponder as necessidades dos novos clientes. O relacionamento com o cliente anda cada vez mais próximo e transparente. Por isso, é preciso conhecer em detalhes os novos perfis de consumo, assim como as principais mudanças que ocorreram nos últimos tempos. Não há como negar a mudança do consumidor nos dias de hoje, que possui o smartphone ou computador para pesquisar facilmente sobre todo tipo de assunto, principalmente quando há interesse em algum imóvel. Muito mais que ser um simples canal de comunicação, a internet ofereceu autonomia para os usuários. No passado, enquanto clientes, ainda que tivessem o poder de compra, a dependência na palavra dos corretores era alta, pois era basicamente a única fonte confiável. Mas, hoje, isso mudou drasticamente. As informações estão, literalmente, na palma das mãos. Essa é a mudança no perfil do consumidor. O cliente agora exige e fala sobre algo que ele pesquisou de maneira prévia. Sendo assim, a transparência e as vendas consultivas são os fatores que devem nortear as estratégias e o desempenho de profissionais do setor imobiliário. No passado, os compradores do mercado imobiliário se resumiam a dois perfis: o cliente especulador e a família tradicional (pai, mãe e dois filhos). Porém, hoje, esses perfis cresceram e são bem diferentes dos ditos “tradicionais” . É preciso olhar para frente.
Os novos perfis de consumidores atuais:
1. Investidor jovem
O investidor jovem mora na casa dos pais mesmo tendo uma excelente renda, permanecendo, geralmente, até os 40 anos de idade, quando finalmente decide comprar um imóvel para constituir uma família – isso vale para homens e mulheres. É um perfil que no passado ficava de fora do radar das construtoras, pois, geralmente, era incluído como parte da família tradicional. Esse grupo visa principalmente investimentos como: Terrenos pequenos em condomínios fechados; Produtos compactos de incorporação; Produtos fracionados.
2. Família compostas por 3 pessoas
À primeira vista, esse perfil pode parecer muito com o da família tradicional. Porém, há uma grande diferença na questão do planejamento familiar. Aqui, o objetivo maior é a qualidade de vida dos integrantes. Ao optar por apenas um filho, casais conseguem oferecer maiores benefícios para o pequeno e ainda aproveitar melhor o relacionamento. Os produtos mais indicados para esse perfil consumidor são apartamentos e casas mais enxutas, com metragem reduzida, na medida certa para o conforto de três pessoas.
3. Público LGBTQI +
Graças à disseminação de informações corretas, o público LGBTQI + conseguiu superar muito do preconceito ainda enraizado na sociedade. Na próxima década, de acordo com a pesquisadora Sandra Pires de Almeida, o grupo será responsável por uma grande quantidade de negociações no segmento imobiliário. Segundo Estudos de 2015 o potencial de compras LGBTQI + é estimado em R$ 419 bilhões no Brasil, o que equivale a 10% do PIB. Mundialmente falando esse público tem potencial financeiro estimado em U$$ 3 trilhões, valor equivalente a todo PIB da França. A facilidade e a praticidade, bem como a menor metragem são os fatores mais buscados por esse grupo. Além disso, eles gostam de localizações próximas a lojas de conveniências, casas noturnas, academias de ginástica e shoppings centers. Importante destacar que há um apreço muito grande em relação ao tipo de atendimento fornecido por construtoras e corretores. O banco Santander, mantém uma política de que casais gays somem a renda para a compra da casa própria. Após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em 2011 de legalizar a união estável, uma pesquisa realizada pela (inSearch) indicou que dos 58% que têm parceiro fixo, 19% deles pretendem comprar um imóvel financiado no nome do casal.
4. Casais sem filho
Esse grupo também é formado por pessoas jovens, entre 28 e 35 anos, mas que optaram por não constituir uma família com filhos. O intuito é aproveitar bastante a vida a dois e curtir experiências únicas. Aqui, os produtos mais indicados são: Espaços compactos com poucos dormitórios; Produtos com bastante opções de lazer; Espaços para apenas um carro.
5. Casais com animais de estimação
Esse é o perfil do tipo de casal que também decidiu por não ter filhos, mas não abre mão de ter um animal de estimação em casa. O pet, na família, possui um papel importante e, por isso, este tipo de consumidor prefere ambientes que tenham uma infraestrutura favorável para seus companheiros. Este perfil vai optar por produtos modernos, que ofereçam amplos espaços de lazer, nos quais seus pets possuam mais qualidade de vida e liberdade para se divertir.
6. Público sênior
A ideia de que pessoas idosas não têm poder de decisão ficou no passado. Com a evolução da ciência, esse grupo está chegando à terceira idade com muita saúde e disposição para fazer novos investimentos. Esqueça os apartamentos e casas gigantescas com vários empregados. Esse público agora busca locais menores, com varandas e também diferentes opções de lazer.
7. Casais que não se casam
São pessoas que assumem relacionamentos, mas que optam por morar em imóveis separados. Porém, ainda que não durmam diariamente sob o mesmo tempo, eles mantêm uma relação estável, com fidelidade e costumam realizar negócios juntos. Ou seja, para construtoras e corretores a demanda é dupla. Na hora de comprar, esse perfil de consumidor geralmente compra duas casas ou dois apartamentos enxutos e que levam muito em consideração a praticidade dos locais.
Se adaptar é preciso
Enfim, esses são alguns dos pontos mais importantes sobre o perfil do consumidor do mercado imobiliário do século XXI. Porém, independentemente do tipo de cliente, é essencial que o corretor vá além do espaço físico oferecido. Afinal, o atendimento, hoje, é um item com grande peso na tomada de decisão. A eficiência e a agilidade são outros pontos cruciais, assim como uma solução que agilize e qualifique toda a jornada.
Fonte: EXAME